Por Redação A12 Em Igreja

10 anos do Documento de Aparecida inspira tema de simpósio em Brasília (DF)

Em 2017 o Documento de Aparecida completa dez anos de sua publicação. O material é o texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, ocorrida na cidade de Aparecida (SP) de 13 a 31 de maio de 2007; ocasião na qual veio ao Brasil o Papa Bento XVI.

2007 – Visita do Papa Bento XVI ao Santuário
Missa conclusiva do V CELAM, em 2007, presidida pelo Papa Bento XVI. 

O Documento de Aparecida apresenta para a Igreja do continente a preocupação com a missão e, convocou há dez anos, todos os cristãos católicos para serem discípulos e missionários do Mestre Jesus e para adotar em seus trabalhos pastorais uma prática evangelizadora pelo testemunho de seguimento. Entretanto, o documento vai além dessa primeira grande constatação. 

Após 10 anos, como a Igreja presente na América Latina e Caribe viveu suas inspirações? Discutir essa indagação é a proposta do 6º Simpósio de Missiologia promovido pelo Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM), as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Rede Ecumênica Latino Americana de Missiólogos e Missiólogas (Relami), a partir do tema: “(Des)compassos de uma Igreja em saída. 10 anos de Aparecida à luz de uma Igreja sinodal e martirial”. 

O encontro vai ocorrer de 20 a 24 de fevereiro e deverá reunir agentes de pastoral, estudantes, teólogos, missiólogos, pesquisadores, representantes de instituições missionárias, de todo o Brasil.

“Depois de dez anos, aonde chegamos? Quais foram as ressonâncias, os avanços, as resistências, as metas atingidas, os cenários que surgiram? Quais são os desafios, as perspectivas, as possíveis pautas que nos esperam?”, destaca a nota de divulgação assinada pelos padres Estevão Raschietti e Paulo Suess, coordenadores do Simpósio. 

Além de incentivar o debate missiológico e fortalecer a Rede de missiólogos e missiólogas, a reflexão servirá para preparar o 4º Congresso Missionário Nacional a ser realizado nos dias 7 a 10 de setembro de 2017, em Recife (PE), com o tema: “Brasil em Missão: a alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”. Este Congresso nacional, por sua vez, deverá contribuir na preparação do Brasil para o 5º Congresso Americano Missionário (CAM 5), marcado para o mês de julho de 2018, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com o tema: “América em missão: o Evangelho é alegria”.

Serviço: 6º Simpósio de Missiologia.
Local: Centro Cultural Missionário, SGAN 905 Conj. “C” – Brasília (DF).
Data: de 20 a 24 de fevereiro 2017 (com inscrições limitadas)
Inscrições: www.ccm.org.br
Mais informações: (61) 3274.3009 ou pelo e-mail: ccm@ccm.org.br

Leia mais sobre o Documento: 

Espiritualidade Mariana no Documento de Aparecida – Parte I
Parte II - Parte III - Parte IV - Parte V - Parte VI - Parte VII 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...