Por Redação A12 Em Igreja

4º Encontro Nacional da Pascom começa nesta quinta-feira

encontro_pascom_JM

Evento é realizado junto com 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores

Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital é o tema do 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) e do 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, que começa nesta quinta-feira (24) e vai até domingo (27).  É a primeira vez que as Comissões para a Comunicação e Juventude da CNBB promovem um encontro em conjunto.

As atividades vão acontecer no Centro de Eventos do Santuário Nacional de Aparecida. As palestras serão ministradas por jornalistas e mestres da comunicação, nacionais e internacionais. Dentre os convidados, estão confirmados para o evento:

- Dom João Orani Tempesta; 
- Prof. Dr. Pe. Antônio Spadaro, autor dos livros "Web 2.0" e "Cibertologia"; 
- Dra. Letícia Soberón, membro do Comitê da RIIAL – Rede Informática da Igreja na América Latina; 
- Irmã Helena Corazza, FSP, Jornalista, mestra e doutoranda em Ciências de Comunicação pela ECA/USP; 
- Moisés Sbardelotto, Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos;  
- Paulo Giraldi, Mestre em Comunicação Midiática; 
- Elson Faxina, Doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos; 
- Pe. Antonio Spadaro, da Companhia dos Jesuítas. Doutor em teologia pela Universidade Gre-goriana de Roma e Mestre em Comunicação Social;
- Ir. Élide Maria Fogolari, Mestre pela Escola de Comunicações e Artes de São Paulo - ECA/USP.

Pe. Evaldo César de Souza, diretor do portal A12.com, Andrea Moroni, assessora de imprensa da Arquidiocese de Aparecida, e Flávia Gabriela, assessora de imprensa do Santuário Nacional, também vão apresentar a teoria e prática de suas atuações profissionais.

Toda a programação foi articulada com o intuito de engajar a Pascom e as igrejas do Brasil na cultura gerada pelas novas tecnologias, incentivando assim a evangelização através da comunicação digital.

São esperados cerca de 900 participantes, sendo o público composto por bispos, presbíteros, diáconos, seminaristas e leigos.

Abaixo, a programação completa:

24 DE JULHO (QUINTA-FEIRA)

16h Credenciamento
19h Cerimônia de abertura
20h Conferência de abertura: Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na cultura digital (com Pe. Antônio Spadaro, S.J)

25 DE JULHO (SEXTA-FEIRA)

7h30 Celebração Eucarística (com Dom Orani João Tempesta)
8h45 Painel 01 - Comunicação e mudanças socioculturais provocadas pelas tecnologias digitais (com Elson Faxina e Dom Claudio Maria Celli, por vídeo-conferência)
10h30 Intervalo
11h Plenária (com Elson Faxina, Pe. Antônio Spadaro, S.J e Leticia Soberon)
12h Almoço
14h às 18h SEMINÁRIOS:
1º Seminário – Teoria e prática na Pascom Discípulos missionários na era da cultura digital: perspectivas e ações para a evangelização (com Leticia Soberon) Pastoral da Comunicação em âmbito nacional (com Ir. Elide Maria Fogolari) Pastoral da Comunicação em âmbito regional (com Márcia Marques) Pastoral da Comunicação em âmbito diocesano (com Cacilda Medeiros) Pastoral da Comunicação em âmbito paroquial (com Reini Dantas Leal)
2º Seminário – Teoria e prática na Web Evangelização e espiritualidade na Web (com Pe. Antônio Spadaro) RIIAL e RIIBRA: a Igreja em rede e na rede (com Pe. Clovis Andrade de Melo e Cristiane Monteiro) Projeto Católicos Online (com Pe. Osvaldo Gerolin Filho) Publicidade a serviço da Evangelização (com Ricardo Gomes)
3º Seminário – Teoria e prática na convergência midiática Convergência midiática para a evangelização (com Moisés Sbardelotto) Evangelização nos portais católicos (com Pe. Evaldo Cesar de Souza) Criatividade e anúncio em tempos de rede (com Equipe de produção de conteúdos do Portal “Canção Nova”)
4º Seminário – Teoria e prática na arte Evangelizar com arte e pela arte (com Wilde Fábio) Dramaturgia: a arte de evangelizar (com Luiz Carvalho) A arte de evangelizar com a imagem e som (com Tiago José)
5º Seminário – Teoria e prática na Assessoria de Imprensa Igreja em mediação: atuação de jornalistas nas dioceses do Brasil (com Paulo Vitor Giraldi Pires) Assessoria de imprensa na Diocese de São José dos Campos (com Ana Lúcia Zombardi) Assessoria de imprensa na Arquidiocese de Vitória (com Maria da Luz Fernandes) Assessoria de imprensa na Arquidiocese de Porto Alegre (com Assessoria de imprensa de Porto Alegre – RS)
19h Jantar
20h Noite cultural

26 DE JULHO (SÁBADO)

7h30 Adoração Eucarística – Discípulos e missionários aos pés de Jesus, o comunicador do Pai (com Comunidade de Tezé)
8h45 Painel 02 - Ciberteologia: a vivência da fé em tempos de rede (com Pe. Antônio Spadaro, S.J) A comunicação na Igreja do Brasil na ótica do Diretório de comunicação (com Moisés Sbardelotto) Jovens católicos: comunicação que transforma vidas (com Pe. Carlos Sávio Da C. Ribeiro)
10h30 Intervalo
11h Plenária (com Pe. Antônio Spadaro, S.J, Moisés Sbardelotto e Pe. Carlos Sávio Da C. Ribeiro)
12h Almoço
14h às 17h SEMINÁRIOS
6º Seminário – Teoria e prática na Pascom Discípulos missionários na era da cultura digital: perspectivas e ações para a evangelização (com Leticia Soberon) Pastoral da Comunicação em âmbito nacional (com Ir. Elide Maria Fogolari) Pastoral da Comunicação em âmbito regional (com Pe. Raimundo Nonato Cruz Duarte) Pastoral da Comunicação em âmbito diocesano (com Alexandre Brandão dos Santos) A Comunicação nas comunidades ribeirinhas (com Casa da Juventude de Belém do Pará)
7º Seminário – Teoria e prática na Web Evangelização e espiritualidade na Web (com Pe. Antônio Spadaro, S.J) RIIAL e RIIBRA: a Igreja em rede e na rede (com Pe. Clovis Andrade de Melo e Cristiane Monteiro) Catecismo Jovem (com Guilherme Pontes) Jovens Conectados (com Fernando Geronásio)
8º Seminário – Teoria e prática na Convergência midiática Convergência midiática para a evangelização (com Moisés Sbardelotto) Nossa Senhora Rainha TV (com Flávio Campos) Youcat School (com Equipe do projeto Youcat School “Canção Nova”) WebTV Redentor (com Equipe da WebTV Redentor) 9º Seminário – Teoria e prática no rÁdio Rádio, a arte de falar e evangelizar (com Ir. Helena Corazza) Signis/Brasil (com Pe. Evaldo Cesar de Souza) RCR – Rede Católica de Rádio (com Carlos Romanini) A sustentabilidade na rádio (com Arquidiocese de Frederico Wetsphalen)
10º Seminário – teoria e prática na assessoria de imprensa Igreja em mediação: atuação de jornalistas nas dioceses do Brasil (com Paulo Vitor Giraldi Pires) Assessoria de imprensa na Arquidiocese de Aparecida (com Andreia Moroni) Assessoria de imprensa no Santuário Nacional de Aparecida (com Flávia Gabriela) Assessoria de imprensa na Arquidiocese de Porto Alegre (com Assessoria de imprensa de Porto Alegre -RS)
18h Celebração Eucarística no Santuário de Aparecida (com Dom Eduardo Pinheiro da Silva)
20h Noite livre

27 DE JULHO (DOMINGO)

7h30 Celebração Eucarística (com Bispo referencial da comunicação no Regional)
8h45 Grupos por regiões
Grupo 1 – Regionais: Norte 1, 2 e 3, Oeste 1 e 2 – Sala 1 Grupo 2 – Regionais: Nordeste 1, 2 e 3 – Sala 2 Grupo 3 – Regionais: Nordeste 4 e 5, Noroeste – Sala 3 Grupo 4 – Regionais: Leste 1 e 2, Centro Oeste – Sala 4 Grupo 5 – Regional Sul 1 – Plenário Grupo 6 – Regionais: Sul 2, 3 e 4 – Sala 5 Estes grupos irão refletir e debater as seguintes perguntas para apresentá-las no plenário por um redator escolhido pelo grupo: Perguntas: (1) Destacar duas ações significativas de como a Pascom e RIIBRA estão atuando nos Regionais representados? (2) Quais os desafios encontrados na ação pastoral da Pascom e RIIBRA nos Regionais representados? (3) O que podemos fazer para fortalecer a ação da Pascom e RIIBRA nos Regionais representados?
9h45 Relato dos Grupos
10h30 Conclusão do encontro (com Dom Orani João Tempesta e Pe. Antônio Spadaro, S.J)
11h Solenidade de Encerramento – Consagração da Pascom e RIIBRA a Nossa Senhora Aparecida e envio dos discípulos missionários da comunicação
12h Almoço

Acompanhe a cobertura do 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) e do 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores pelo portal A12.com.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...