Por Redação A12 Em Igreja

7ª Peregrinação e 5º Simpósio Nacional da Família tem início no Santuário Nacional

tlq4838

Mais de duas mil pessoas estão reunidas no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida do Santuário Nacional neste fim de semana para a 7ª Peregrinação e o 5º Simpósio Nacional da Família. O evento conta com debates, palestras e celebrações exclusivas durante os dias 30 e 31 de maio.

Em 2015 o Simpósio busca refletir a missão da família em viver a Igreja e anunciar o evangelho com o tema “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”. A cerimônia de abertura que aconteceu na manhã de hoje contou com a participação de dom Darci José Nicioli, bispo auxiliar de Aparecida – SP, dom João Bosco de Souza, presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari - BA e do casal Roque e Verônica Rhoden, coordenadores nacionais.

Dom Darci abriu a cerimônia dizendo o quanto o trabalho das famílias representa para o Santuário Nacional, destacando ser característico do Santuário que as romarias e as peregrinações se organizem a partir do núcleo familiar.

Ele reiterou lembrando que as famílias que visitam o Santuário fazem a experiência de “estar em casa na Casa da Mãe”, por relatarem que aqui se sentem acolhidos e com a esperança renovada.

Seu discurso ainda lembrou que hoje a família está no centro das preocupações e reflexões da Igreja, o que pode ser observado a partir dos principais eventos da Igreja Católica, como o Sínodo dos bispos sobre a Família e o Encontro Mundial das Famílias que vai ocorrer em setembro deste ano.

A importância da vida missionária e consagrada também foi destaque no discurso de Dom João Bosco nesta manhã. Ele afirmou que o 5º Simpósio é uma missão para os envolvidos: “é hora de anunciar o evangelho e a família”, exclamou.

“Pra mim é o início de uma caminhada de quatro anos, e eu espero mais aprender do que ensinar”, disse ainda Dom João Bosco sobre o primeiro mês de sua atuação como presidente da Comissão para a Vida e a Família.

Dom João Carlos Petrini, antecessor de Dom João Bosco nesta Comissão e que esteve diretamente envolvido nas últimas peregrinações, também deixou uma mensagem às famílias presentes, mostrando que o mundo está crise e que o amor é a solução:

“A humanidade passa por um momento muito especial, passamos por uma transformação. E nessa transformação se corre o risco de perder valores importantes, mas ao mesmo tempo se tem a oportunidade de crescer e conquistar outros tantos valores também essenciais (...). As famílias passam por uma crise humana, mas nós não somos parte da crise, somos parte da solução na medida em que abraçamos a graça que Deus nos deu, a graça de viver o amor, o amor humano como doação de si mesmo para o bem e a felicidade de outros”, ressalta.

Confira abaixo a galeria de fotos deste primeiro dia de evento:

Fotos: Thiago Leon
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...