Por Redação A12 Em Igreja

Arcebispo de Uberaba (MG) envia nota ao povo de Sacramento após imagens quebradas em igreja

Um homem entrou, na última quarta-feira (16), na Igreja Matriz da cidade de Sacramento (MG) e quebrou todas as imagens de santos que havia no local.

Foto de: Divulgação

imagem_quebrada_sarcramento

Imagens quebradas no interior da Martriz
de Sacramento (MG)

Dentro da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, o homem dizia "não gostar de Igreja e nem de Santo" e que "aquilo não era lugar de Deus" e depredou todas as imagens, inclusive a da Padroeira.

O Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Uberaba (MG), Dom Paulo Mendes Peixoto, enviou uma nota em solidariedade ao povo de Sacramento.

Confira: 

Solidariedade ao povo de Sacramento

 

Manifestamos nossa preocupação em relação ao acontecido na Matriz da Paróquia do Santíssimo Sacramento, sob o patrocínio de Nossa Senhora, da cidade de Sacramento, MG, quando, neste 16 de julho de 2014, todas as imagens contidas no interno da igreja foram quebradas por um transeunte.

Pelo que me consta, os motivos são por afronta aos católicos, que conservam, na sua tradição, a veneração dos santos, representados pelas imagens, que não deixam de ser também verdadeiras obras de arte.

O autor desta repugnante atitude, recolhido e preso pela Polícia Militar local, diz ser contra as imagens. Até concordo com seu pensamento, porque cada pessoa é livre na sua decisão de fé, mas não podemos aceitar atitudes de desrespeito para com a forma de viver a fé das outras pessoas. Isto é falta de sensibilidade e de mente sadia com capacidade para conviver com a diversidade da sociedade atual.

 

"Seguindo o exemplo dos mártires e santos, que a Igreja venera, não podemos ficar abatidos, enfraquecidos e em situação de afrontados, mas olhar para frente confiantes na ação e na bondade de Deus".

Lamentamos profundamente tal acontecimento, que fere os princípios da Igreja Católica e é uma violência ao povo da cidade de Sacramento. Povo piedoso, convicto na vivência de sua fé, de sua tradição cristã, no respeito à individualidade de cada pessoa e na vivência de fé dos irmãos que não comungam com o mesmo caminho de espiritualidade praticada pelos católicos.

Ao povo de Sacramento, a nossa palavra de ânimo, de superação dos obstáculos à fé e de confiança em Jesus Cristo e na sua Palavra, contida na Sagrada Escritura. Seguindo o exemplo dos mártires e santos, que a Igreja venera, não podemos ficar abatidos, enfraquecidos e em situação de afrontados, mas olhar para frente confiantes na ação e na bondade de Deus.

Diz Paulo que “... o homem novo, o qual vai sendo sempre renovado à imagem do seu criador...” (Cl 3, 10), é chamado a ser imagem do próprio Deus. A imagem aguça a sensibilidade do cristão e eleva seu pensamento a Deus, despertando-se para a responsabilidade na vida cristã. Isto supõe boa formação de fé de compromisso com a vida e com sua dimensão de eternidade.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba.

8 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...