Por Redação A12 Em Igreja

Arquidiocese de Florianópolis celebra centenários de Dom Joaquim e Dom Afonso

Arquidiocese relembra bispos com homenagens

Foto de: Arquivo da Arquidiocese

Brasão da Arquidiocese de Florianópolis

Arquidiocese de Florianópolis está em festa.

A Arquidiocese de Florianópolis (SC) celebra o centenário de nomeação episcopal e posse, na então Diocese de Florianópolis, de Dom Joaquim Domingues de Oliveira e o centenário de nascimento de Dom Afonso Niehues. Trata-se de duas significativas personalidades da Igreja de Santa Catarina, com legado teológico-pastoral para a Arquidiocese.

Neste final de semana, 23 e 24 de agosto, todas as missas celebradas na Arquidiocese serão em homenagens aos bispos. Amanhã (23), a Arquidiocese celebra a Missa Solene do centenário de Dom Afonso, na Catedral Metropolitana de Florianópolis, presidida pelo atual Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ.

Ainda nesta Celebração Eucarística, será lançado o edital do Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues, que valorizará iniciativas solidárias promovidas por instâncias da Arquidiocese. As inscrições para este prêmio vão até 24 de outubro. Informações deste prêmio no site www.asafloripa.org.br

A programação em homenagem aos bispos segue até o final deste ano com várias atividades, entre elas, um concerto especial promovido pelo Coral Santa Cecília na Catedral de Florianópolis no dia 17 de setembro, uma sessão especial em homenagem aos dois bispos na Casa José Boiteux, sede do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina - IHGSC e da Academia Catarinense de Letras - ACL no dia 30 de setembro e a entrega Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues no dia 25 de novembro.

Bispos que guiaram a Igreja por 76 anos

Foto de: Arquivo da Arquidiocese

Dom Joaquim Domingues de Oliveira e Dom Afonso Niehues

Dom Joaquim Domingues de Oliveira e Dom Afonso Niehues.

Dos 106 anos da Igreja diocesana, 76 foram guiados por Dom Joaquim Domingues de Oliveira e Dom Afonso Niehues.

Dom Joaquim esteve à frente da diocese, depois Arquidiocese de Florianópolis, por 53 anos, de 1914 a 1967. Substituindo Dom João Becker, foi o segundo bispo do estado, de 1914 até 1927, quando foram criadas as dioceses de Lages e de Joinville, e Florianópolis tornou-se sede da Província Eclesiástica de Santa Catarina e, portanto, Arquidiocese. Dom Joaquim passou, então, a ser o primeiro Arcebispo de Florianópolis.

Dom Afonso guiou a arquidiocese, primeiramente como arcebispo coadjutor, de 1965 a 1967, quando morreu Dom Joaquim, e, desde então, como terceiro Arcebispo de Florianópolis, até 1991. Foi ele quem introduziu as diretrizes inovadoras do Concílio Vaticano II.

Veja os detalhes históricos da vida de Dom Joaquim e de Dom Afonso.

 

 

 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...