Por Redação A12 Em Igreja

Arquidiocese de Fortaleza (CE) prepara ‘Ano da Esperança’

Para comemorar os 100 anos de criação da Arquidiocese de Fortaleza, o arcebispo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques anunciou a realização do Ano da Esperança a partir da Solenidade de Cristo Rei.

De acordo com o arcebispo, o ano festivo será orientado pela encíclica do Papa Emérito Bento XVI, Spe Salvi - Salvos pela Esperança, seguindo os “estímulos missionários” do Papa Francisco.

A abertura oficial do Ano da Esperança será realizada na Catedral Metropolitana de Fortaleza, juntamente com a missa de encerramento do Ano da Fé, no dia 22 de novembro de 2013, sexta-feira, às 19h.

“Após celebrarmos o Ano da Fé, estaremos iniciando na Arquidiocese de Fortaleza um Ano da Esperança, nas comemorações do Jubileu Centenário da Arquidiocese de Fortaleza”, destacou o arcebispo em artigo. 

A celebração deve ocorrer também, de forma especial, nas paróquias da arquidiocese no dia da Solenidade de Cristo Rei, dia 24 de novembro. “As paróquias e comunidades todas da Arquidiocese de Fortaleza também façam o encerramento do Ano da Fé, em comunhão com o Santo Padre e com toda a Igreja”, indicou dom José.

Outras atividades ainda devem ser propostas pela arquidiocese para a comemoração jubilar da criação da arquidiocese.

A Diocese do Ceará foi elevada a arquidiocese no dia 10 de novembro de 1915, com a Bula ‘Catholicae Religionis Bonum’ do Papa Bento XV. A Diocese do Ceará foi criada em 1853 por um decreto do Imperador Dom Pedro II. No ano seguinte, em 6 de junho de 1854, o papa Pio IX expediu a Bula 'Pro animarum salute', criando a diocese cearense. 

Naquele tempo, as dioceses só podiam ser criadas pelo papa após o decreto imperial. A bula papal só foi oficializada em 1860, depois de sete anos de briga entre o Vaticano e o Estado brasileiro. 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...