Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 01 JUL 2019 - 10H57

Arquidiocese do Rio dará entrada no processo de canonização de Guido Schäffer

Reprodução




Arquidiocese do Rio de Janeiro, Guido Schäffer faleceu no dia 1º de maio de 2009, com trinta e quatro anos de idade, vítima de uma contusão na nuca, que gerou desmaio e afogamento enquanto surfava na praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

O primeiro passo do processo de canonização do jovem seminarista e surfista Guido Schäffer foi dado no dia 12 de maio de 2014. Trata-se do pedido de concessão do 'Nihil obstat', uma espécie de 'nada consta', que é solicitado à Congregação para as Causas dos Santos. Com Guido, são quatro processos no Rio de Janeiro, de acordo com Dom Roberto Lopes, vigário episcopal para a Vida Consagrada e delegado para a Causa dos Santos.

:: Saiba mais sobre Guido Schäffer no site oficial

Guido Schäffer era médico, surfista, seminarista e tinha um profundo amor pelos doentes e mais necessitados. Uma vida dedicada a Deus e ao outro, o que comprova que a santidade pode ser alcançada a partir dos atos normais do cotidiano.

O candidato recebe o título de 'Servo de Deus' quando a causa é iniciada. Após sua morte, muitos relatos começaram a surgir sobre a vida de Guido e o seu túmulo virou ponto de visitação frequente.

Os testemunhos sobre a dedicação aos pobres, busca de profunda intimidade com Deus, ardor pela evangelização, entre outros fatos, começaram a despertar a atenção da Arquidiocese do Rio, que se interessou em investigar a sua trajetória.

Procedimentos - Dom Roberto Lopes explica que a abertura do processo pode ser solicitada pela ordem ou congregação à qual o candidato fazia parte ou pela diocese/arquidiocese onde ele viveu. 

Depois de concedido o 'Nihil obstat', a causa entra em nível arquidiocesano. Para cada causa, é escolhido pelo bispo um postulador, espécie de advogado, que tem a tarefa de investigar detalhadamente a vida do candidato, para conhecer sua fama de santidade.

O candidato recebe o título de 'Servo de Deus' quando a causa é iniciada. O primeiro processo é o das virtudes ou martírio. O postulador deve investigar minuciosamente a vida do Servo de Deus. No caso de um mártir, são estudadas as circunstâncias que envolveram sua morte, para comprovar ou refutar o martírio. Ao final desse processo, a pessoa é considerada 'Venerável'.

É necessária a comprovação de um milagre para a beatificação. No caso dos mártires, não é necessária a comprovação de milagre. O terceiro e último passo é o milagre para a canonização. Este tem que ter ocorrido após a beatificação. Comprovado o milagre, o beato é canonizado e o novo Santo passa a ser cultuado universalmente.

Até os anos 1200, segundo Dom Roberto, o processo de canonização era a exumação do corpo do candidato, que já era aclamado como santo pela população. A partir de então, era dado início ao processo para investigar a vida do santo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...