Igreja

As novas mídias e a evangelização

Escrito por A12

17 AGO 2017 - 07H00 (Atualizada em 24 MAR 2021 - 14H38)

A equipe do Portal A12 teve a honra de ministrar uma oficina no MUTICOM 2017, nos dias 17 e 18 de agosto daquele ano. Neste post você poderá visualizar a apresentação e todas as dicas apresentadas. Confira!

Quando falamos em novas mídias, logo pensamos em tecnologia e nos esquecemos que, para uma mídia funcionar, precisamos de pessoas. O objetivo de gerar essa mídia é atingir e comunicar com as pessoas. Com esse objetivo claro, a Igreja Católica sempre busca inovar e se fazer presente nessas novas formas de levar a Palavra de Deus.

Hoje, quando falamos em 'novas mídias', logo se pensa em 'redes sociais', mas elas não limitam a isso. A mídia, a partir de hoje, deve ser vista como qualquer forma de comunicação: até mesmo você pode ser considerado uma mídia.

Exemplos:
Pessoa = Mídia: youtubers e blogueiros.
Objeto = Mídia: Internet das coisas.

No nosso caso, não é só a tecnologia e as pessoas que contam; temos que seguir nossa missão, entender o que quer dizer, na prática, o ato de evangelizar, de levar o Evangelho. “Cristo, há dois mil de anos, na sua missão de propagar a boa notícia, escolheu na sua imensa e já populosa ‘rede social’: doze discípulos, a quem chamou de apóstolos” (cf. Lc 6,12-19) Não é só a tecnologia que vai conseguir levar os ensinamentos de Jesus a todos os lugares. Precisamos de boas pessoas que queiram fazer isso, que queiram ser discípulos.

Pessoas + Igreja + Tecnologia = Evangelização por meio das novas mídias 

Resumindo, a ação de evangelizar por novas mídias não se limita a conhecer as novas mídias. Precisamos unir nossos conhecimentos e ensinamentos à tecnologia.

Shutterstock/Mike Monahan
Shutterstock/Mike Monahan


Queremos compartilhar com vocês algumas dicas, ações que praticamos diariamente no Portal A12 para levar o Evangelho por meio das novas mídias.

1 - Em qual mídia minha paróquia deve estar?

Essa é uma das primeiras perguntas que você deve fazer antes de sair criando fanpage, Twitter, site, blog etc. Vamos avaliar a nossa paróquia, comunidade, diocese e a nossa mão de obra.

Perguntas:

Como é minha comunidade/paróquia?

Existem muitos eventos e ações para comunicar?

Quantas pessoas existem na minha Pascom? E qual a disponibilidade delas para alimentar essas mídias?

Qual é meu objetivo com essas mídias? Qual são os resultados que eu/minha comunidade espera com essas ações?

Após essas perguntas respondidas, você vai poder definir quais mídias serão úteis para o seu objetivo. Já definiu as mídias e pessoas para alimentar essas mídias? Ótimo! Vamos definir agora nossas metas, o que vai determinar que essa mídia está dando resultadosIsso é chamado de KPI - Key Performance Indicator - itens (métricas) que indicam resultados de sua ação e te ajudam a definir se isso deve ser repetido ou não.

2 - O que devo postar nas mídias da minha paróquia?

Todas as perguntas iniciais são importantes para esse ponto. Após criadas, as mídias precisam de atualização frequente, caso não existam postagens nas redes sociais ou no site, não são construídas duas coisas muito importantes para esse meio: a relevância para os buscadores e a frequência de acessos, ou seja, pessoas interessadas no site conteúdo/site/rede social.

3 - E como pensar e algo para colocar todos os dias?

Não é necessário postar algo todos os dias (Exceção do Twitter/Snapchat). É preciso ter frequência e, principalmente, ser algo que seja importante e interessante para o seu público, para sua comunidade. Para não sofrer todos os dias, o correto é organizar seu planejamento mensal: Calendários de dias importantes para sua comunidade, dias celebrados pela Igreja Católica, assuntos do Brasil ou do mundo que impactam as pessoas da sua comunidade, etc.

E as ideias para essas mídias podem surgir e qualquer momento do seu dia, então, anote tudo! Gravar áudio ou escrever no WhatsApp ajuda bastante.

"As palavras podem construir pontes entre as pessoas, as famílias, os grupos sociais, os povos.
E isto acontece tanto no ambiente físico como no digital.”
(Papa Francisco - 50ª mensagem Dia Mundial das comunicações).

Uma das características das 'novas mídias' e, principalmente, das redes sociais é a infinidade de formas de apresentar um conteúdo. Não se prenda só a textos + foto; use das facilidades da tecnologia e busque outras formas. Além disso, priorize o conteúdo exclusivo! Não vale postar o mesmo artigo que já existe em 10 sites diferentes! Lembre-se que seu público espera conteúdo interessante e ligado a seu universo.

Conteúdo adaptado

Vídeo e descrição para YouTube:



Vídeo para Facebook - https://bit.ly/2uNjDPc

Vídeo que virou conteúdo de texto - https://bit.ly/2tsSENd

Após o conteúdo ser criado, pense em como divulgar isso em suas redes sociais. Pense que um pessoa pode estar presente em várias redes sociais e, intuitivamente, nós percebemos as diferenças de cada rede social (para que cada uma deles serve). Então, não poste o mesmo conteúdo da mesma forma em todas as redes! Adapte o mesmo “post” para cada uma.

Linguagem de cada rede social 

Cada mídia tem um formato, linguagem e regras, mesmo não muito perceptíveis. E existem regras por vários motivos, que podem ajudar o conteúdo postado chegar a mais pessoas.

Vamos citar algumas:

  • Rede social não é site, é local de divulgação.
  • Facebook: Não postar em sequencia, dar um intervalo entre as postagens;
  • Facebook: Criar fanpage, não usar perfil. Tem características diferentes e a forma de entregar o conteúdo também.
  • Twitter: Postar pelo menos 10tweets por dia.
  • YouTube: Personalize sua miniatura (thumbnail) para dar evidência ao seu vídeo.
  • YouTube: Preencha todos os campos quando forma cadastrar seu vídeo (isso vale também para o Facebook)
  • Todas as redes: A área de tags ou palavras chave deve ser preenchida sempre, mas só com palavras que existam na descrição ou texto, caso não tenha citado essa palavra você não terá resultados.
  • E-mail MKT: A partir mais importante do e-mail MKT é o assunto! Isso é que faz alguém abrir ou não.
  • E-mail MKT: Nunca envie somente uma imagem. Deve mesclar imagem + texto.


Ferramentas que auxiliam no gerenciamento

A) Encurtar URL

Bitly - https://bitly.com/

Google Shortener – https://goo.gl/

Nas duas ferramentas é preciso fazer login e se cadastrar. As duas também permitem que você instale o plugin e tenha ele de forma fixa ao lado da barra da URL. Assim, o usuário não precisa fazer o trabalho de copiar e colar para dentro da ferramenta.

B) Artes para redes sociais sem Photoshop

Canva - https://www.canva.com/pt_br/

Adobe Spark - https://spark.adobe.com/

Filbo – Ideal para thumbnails de YouTube - https://flimbo.io/

Comunicar significa partilhar, e a partilha exige a escuta, o acolhimento. Escutar é muito mais do que ouvir. Ouvir diz respeito ao âmbito da informação; escutar, ao invés, refere-se ao âmbito da comunicação e requer a proximidade. (Papa Francisco - 50ª mensagem Dia Mundial das comunicações).

C) Relacionamento 2.0

Esteja preparado para receber os elogios e também as críticas. O importante é não deixar ninguém sem resposta. A internet funciona como SAC. Independente da mídia, você terá interações positivas e negativas. Não deixe ninguém sem resposta e tente não apagar comentários de críticas construtivas.

D) O que deu certo e o que deu errado?

Precisamos olhar os resultados e hoje qualquer rede social ou mídia digital pode ser acompanhada por uma área de “Analytics”. Existem várias ferramentas, várias dados, mas o que vai fazer diferença é o seu Objetivo, que já foi determinado lá na primeira dica. Defina o que você precisa saber para verificar se sua ação, suas postagens tiveram resultado, se sua mensagem chegou a mais pessoas.

Onde posso aprender mais?  

PDF: goo.gl/MY49yG

https://brasil.googleblog.com/2017/06/cursos-online-e-gratuitos-para-jornalistas.html

 

“O objetivo da Igreja é saber inserir-se no diálogo com os homens e as mulheres de hoje,
para compreender as suas expectativas, dúvidas e esperanças”.
(Plenária do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais em 2013)

 

 

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...