Por Eduardo Gois Em Igreja Atualizada em 14 MAI 2019 - 09H52

Bem-aventurada Irmã Dulce: Conheça o milagre

OSID
OSID

No dia 22 de maio de 2011, Irmã Dulce foi beatificada após 11 anos de espera, desde a abertura do seu processo de beatificação.

A freira baiana, conhecida por todos como o Anjo Bom do Brasil e Mãe dos Pobres, passou a se chamar Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, tendo o dia 13 de agosto como data oficial de celebração de sua festa litúrgica.

A causa de beatificação de Irmã Dulce foi iniciada em janeiro de 2000. O milagre que levou à beatificação da freira foi reconhecido oficialmente pelo Papa Bento XVI em 10 de dezembro de 2010.

Ajuda divina

OSID
OSID

O referido milagre ocorreu na cidade de Itabaiana (SE), quando, após dar à luz a seu segundo filho, Gabriel, Cláudia Santos sofreu uma forte hemorragia durante 18 horas, tendo sido submetida a três cirurgias. Diante da gravidade do quadro, o obstetra Antônio Cardoso avisou a família que apenas “uma ajuda divina” poderia salvar a vida de Cláudia.

Em desespero, a família da miraculada chamou o padre José Almí para ministrar a unção dos enfermos. O padre, no entanto, decidiu fazer uma corrente de oração pedindo a intercessão de Irmã Dulce e deu a Cláudia uma pequena relíquia da Bem-Aventurada. A hemorragia cessou subitamente.

Irmã Dulce está atualmente em processo de canonização. É necessária a aprovação de um milagre adicional atribuído à intercessão dela.

Aspectos Interessantes

OSID
OSID

Curiosamente, Irmã Dulce nunca se enxergou como alguém com todas essas capacidades. “Quando queriam tratá-la como uma espécie de heroína, ela dizia que era um instrumento e, como tal, ela agia”, conta o assessor de memória e cultura da Associação Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e pesquisador da vida e obra da freira, Osvaldo Gouveia.

Dulce sempre transferia os êxitos para Deus, para Maria, principalmente porque tinha profunda devoção a Nossa Senhora da Conceição. Ele cita palavras da religiosa. “Eu rezo uma Ave-Maria a cada segundo, por cada leito que visito, por cada pessoa que recolho nas ruas, por cada doente que bate a minha porta, em cada pessoa eu vejo Cristo.”

Na opinião de Gouveia, Dulce conseguia ver em cada pessoa o próprio Deus e foi um ser que conseguiu ser completo na perspectiva do Evangelho. “Ela olhava ara o interlocutor e perguntava-se: Eu posso negar alguma coisa a Jesus Cristo? Foi uma mulher de profunda fé, de profunda convicção religiosa.”

Biografia

OSID
OSID

A Bem-Aventurada Dulce dos Pobres nasceu em 26 de maio de 1914, na cidade de Salvador (BA). O interesse pela vida religiosa começou a se manifestar já no início da adolescência, quando, aos 13 anos de idade, já atendia doentes no portão de sua casa. Em 1933, a jovem ingressa então na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Convento de Nossa Senhora do Carmo, em São Cristóvão (SE). No mesmo ano, recebe o hábito e adota, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce.

Em 1935, Irmã Dulce inicia um trabalho assistencial nas comunidades carentes de Salvador. Nessa mesma época, começa a atender também os operários, criando um posto médico e fundando, em 1936, a União Operária São Francisco – primeira organização operária católica do Estado, que depois deu origem ao Círculo Operário da Bahia.

Em 1949, Irmã Dulce ocupa um galinheiro para atender os primeiros 70 doentes. Em 1959, são instaladas oficialmente no local as Obras Sociais Imã Dulce (OSID), atualmente um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do Brasil, com 4 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano.

Irmã Dulce morreu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos, no Convento Santo Antônio, situado no bairro de Roma, na capital baiana.

 

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Eduardo Gois, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...