Por Tatiana Bettoni Em Brasil Atualizada em 18 JUL 2017 - 09H31

Brasil: 321 municípios em situação de risco para epidemia de dengue


Nos dois primeiros meses deste ano, 87.136 casos de dengue foram notificados no Brasil. O índice representa 20% do registrado no mesmo período de 2013. Ainda assim, 321 municípios estão em situação de risco para epidemia (22% do total) e outros 725 continuam em alerta, de acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), do Ministério da Saúde.

A principal causa de redução da epidemia apontada por especialistas é a falta de chuvas que assolou o país no mês de janeiro - e não as políticas públicas de enfrentamento do mosquito transmissor da doença, nem as ações conscientes da população. No estado mais atingido, Goiás, na região centro-oeste, onde apenas 11% da população teme e se preocupa com a dengue*, ocorreram 6 mortes e 22.850 doentes confirmados; outros 20 mil aguardam confirmação. São goianas as três cidades mais infestadas pela dengue no Brasil: Goiânia (GO), com 6.089 casos; Luziânia (GO), com 2.888; Aparecida de Goiânia (GO), com 1.838.

Para o coordenador do Programa de Controle da Dengue da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, Murilo do Carmo, a situação é preocupante porque Poder Público e população baixaram a guarda: “Temos uma rede de atuação muito melhor que de outros estados; em compensação, a região centro-oeste ocupa o 2º lugar no país quanto ao armazenamento incorreto de água e o 3º lugar em problemas na coleta de lixo. Precisamos que toda a população se transforme em agentes de saúde, dispensando apenas 10 minutos do seu tempo para agir diariamente. O ponto alto de nossas ações deve ser evitar que mais pessoas morram”.

De acordo com Carmo, o Estado investiu R$1,8 milhão em equipamentos, medicamentos e insumos para as ações de combate à dengue, o que inclui a aquisição de 25 carros de "fumacê". 

Arte de: Rosane Pereira/ A12.com

Cuidados - dengue

A DOENÇA - A dengue é uma doença febril causada por um vírus e possui quatro sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). A fêmea do mosquito Aedes Aegypti, ao picar um ser humano sadio, transmite o vírus para o sangue dessa pessoa. Dentro de um tempo, que varia de 3 a 15 dias, a doença começa a se manifestar, ou seja, é nesse momento que os sintomas da dengue podem ser percebidos. O mosquito possui hábitos diurnos, ou seja, sua picada ocorre nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde.

SINTOMAS - Os sintomas da dengue são os mesmos para os quatro tipos de vírus: febre alta, dores de cabeça e nos olhos, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos e manchas vermelhas pela pele, acompanhadas ou não de dores abdominais e sangramentos espontâneos. O paciente deve procurar o serviço de saúde e não usar medicamentos sem recomendação médica. Não perca tempo, a forma grave da dengue pode matar.

PREVENÇÃO - A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. É preciso limpar as calhas e lajes das casas; se houver piscina, lembrar aos moradores de que a água deve ser sempre tratada; evite, sempre que possível, o uso de pratos nos vasos de plantas; manter o lixo tampado e seco até seu recolhimento. 

 

*Estudo Saúde, Medicalização e Qualidade de Vida, realizado pelo Instituto de Ciência e Tecnologia e Qualidade (ICTQ) - com sedes em Anápolis e São Paulo - em parceria com o Datafolha, concluído em julho de 2013.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...