Por Redação A12 Em Igreja

Carmelo de Tremembé inaugura obra iniciada por Madre Carminha

A "Obra do Berço" criada há 53 anos pela Madre Carminha, religiosa que teve seu processo de canonização aberto em 2010, ganhará uma nova sede neste domingo, 23. 

Localizado em Tremembé, interior de São Paulo, o Carmelo da Santa Face e Pio XII, onde funciona a obra social irá inaugurar a nova sede para melhorar o atendimento prestado às inúmeras gestantes que procuram as doações das religiosas. 

Iniciada pela fundadora do Carmelo, a Serva de Deus Madre Carminha, a obra nasceu em 1961 devido a grande procura, especialmente de gestantes, que constantemente batiam à porta do Carmelo recém-fundado em busca de auxílio.

Carmelo Santa Face e Pio XII em Tremembé

No início, Madre Carminha angariava com dificuldades as doações para as mães. As famílias atendidas recebiam alimentos e quando possível remédios. Os enxovais doados para as gestantes, eram muitas vezes confeccionados pelas próprias Irmãs com retalhos de tecido que sobravam dos seus trabalhos, que utilizavam para vender para o próprio sustento. Contam as religiosas contemporâneas de Madre Carminha, que ela mesma, no início, arrumava os enxovais, e o fazia devido a sua grande devoção ao Menino Jesus que foi "envolvido em panos e colocado numa manjedoura".

Com a abertura do processo de canonização da fundadora em 2010, a obra começou a ter notoriedade, e diante dessa necessidade o Carmelo resolveu criar a sede para atender melhor as famílias assistidas. 

Nova Sala dos Milagres

Na mesma ocasião, o Carmelo fará a inauguração da Sala dos Milagres, lugar onde serão expostos os objetos que contam os milagres alcançados pela intercessão da religiosa.

"Foram os relatos de inúmeros devotos que dizem estarem alcançando muitas graças por intercessão de Madre Carminha que nos levou a este empreendimento. Os devotos foram trazendo objetos relacionados às graças recebidas e colocando junto ao túmulo da Serva de Deus. Assim, vimos a necessidade de um local apropriado onde os objetos possam ficar em exposição, e servir de estímulo à fé das pessoas e de um espírito de gratidão a Deus que ouve a intercessão de Madre Carminha em favor da humanidade tão sofrida e necessitada da ajuda do Alto", destaca nota do Carmelo. 

Foto de: arquivo do Carmelo.

Sede da Obra do Berço e Sala dos Milagres

Sede da Obra do Berço e Sala dos Milagres que serão inauguradas neste domingo. 

 

A programação da inauguração da obra começa às 8h30, com a realização da 1ª Cavalgada de Fé Madre Carminha, saindo da Praça da Estação, no centro da cidade, com roteiro por alguns pontos da cidade. Na chegada ao Carmelo, por volta das 10h, haverá uma missa e a bênção dos tropeiros. No período da tarde, às 18h, uma Missa Solene será celebrada em ação de graças pelo 116º aniversário natalício de Madre Carminha, presidida pelo capelão e vice-postulador do processo, padre Carlos Antônio. Após a missa haverá procissão com os objetos referentes às graças alcançadas pela intercessão da Serva de Deus até a Sala dos Milagres. 

Serviço

O Carmelo da Santa Face e Pio XII fica na rua Pio XII, 48, no centro de Tremembé. Mais informações pelos telefones: (12) 3672-4180 e 3672-4755.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...