Por Redação A12 Em Brasil

Chuva que desalojou 50 mil pessoas em Santa Catarina é monitorada pela Nasa

 

 

nasa_monitora_chuva_em_sc_1A chuva que deixou mais de 50 mil pessoas desalojadas nos estados de Santa Catarina é considerada a mais intensa da América Latina e a segunda maior do mundo, de acordo com o Satélite Tropical Rainball Measuring Mission – TRMM, da Agência Espacial Americana – Nasa.

Segunda a Defesa Civil de Santa Catarina, a agência registrou as nuvens sobre o estado durante as fortes chuvas dessa semana. Segundo a Nasa, o volume de precipitação foi considerado um dos maiores do mundo, no período de 72 horas que antecederam as 22h40 de quinta-feira (26). O volume registrado em três dias foi superior aos 225mm, segundo leitura do Satélite. Já a estação meteorológica automática, administrada pela Eagri/Ciram, o acumulado foi de 300,8mm. O índice perdeu apenas para Scoresbysund, na Groenlândia, com 478mm.

Depois de uma semana de muita chuva no Estado, a segunda-feira (30) começa com tempo estável com predomínio de sol devido a uma massa de ar seco e frio em Santa Catarina. Conforme a previsão da Epagri/Ciram, na região do no Planalto e Litoral Sul deve predominar mais nuvens e chuviscos isolados. A temperatura segue em declínio. 

São 15 municípios em Situação de Emergência e 39 afetados. Desse número, 15 já informaram a Defesa Civil sobre o Decreto de Situação de Emergência.

No domingo (29), o Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, sobrevoaram a região de Rio do Oeste e Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. Moratelli destacou o cenário da Região. “Nós chegamos no limite da enchente. Aqui no Alto Vale temos cinco municípios que foram mais atingidos. Agronômica, Rio do Sul, Laurentino e Taió e Rio do Oeste. Daqui um ou dois dias deve começar ser contabilizados os danos”. Disse.

Colombo falou sobre a ida à Brasília em busca de recursos para auxiliar os municípios afetados pelas fortes chuvas que tiveram início em 06 de junho.

Foto de: Divulgação/Defesa Civil 

Chuva Defesa Civil RS

Trabalho da Defesa Civil no município de
Barra do Guarita, atingido pelas chuvas.

Rio Grande do Sul - De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 7.665 pessoas precisaram deixar as casas e 62 cidades foram atingidas, segundo boletim das 7h desta segunda-feira (30). Até o momento os municípios de Alpestre, Cristal do Sul, Chiapetta, Irai, Vicente Dutra, Barão do Cotegipe, Erval Grande, Porto Lucena e Pinheirinho do Vale encaminharam para a Defesa Civil a solicitação de homologação do decreto de emergência. Já Caiçara, Cerro Grande, Criciumal, Derrubadas, Getúlio Vargas e Tiradentes do Sul informaram a situação de desastre para o governo federal.

O governador Tarso Genro comanda na manhã de hoje (30) uma reunião de trabalho emergencial, no Palácio Piratini, com todas as secretarias e órgão estaduais que estão agindo na recuperação dos municípios atingidos por enchentes e no auxílio às comunidades. Além da ajuda humanitária, a reunião dará seguimento às ações já tomadas para a desobstrução e restauração imediata de vias, pontes e moradias, assim como as medidas de apoio a agricultores e pequenos empreendedores, principalmente no norte do Estado, que registra a cheia do Rio Uruguai.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...