Por Redação A12 Em Igreja

CNBB detalha Campanha para Evangelização

padre_nelson_rosselli_filho_foto_mauricio_santana

Foto: Maurício Sant'Ana

A Campanha para Evangelização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), começou no domingo 20 de novembro (Solenidade de Cristo Rei) e prosseguirá até 11 de dezembro (3º Domingo do Advento). O Portal A12 conversou com o secretário executivo da campanha, padre Nelson Rosselli Filho, que detalha significados.

Portal A12 - Qual é o principal objetivo da Campanha para a Evangelização?

Padre Nelson Rosselli Filho - O Manual de Animação de Campanhas, deixa bem claro, qual o principal objetivo da Campanha para a Evangelização; “A Campanha para a Evangelização tem como objetivos despertar os cristãos leigos e leigas para o compromisso evangelizador e para a responsabilidade pela sustentação das atividades das pastorais da Igreja no Brasil. A Evangelização precisa contar com a generosidade de muitos que como as mulheres do Evangelho, ajudem com os bens que possuem e ofereçam a força do apoio fraterno que anima e renova.

A12 - Qual é o porquê do uso do termo Evangelijá?

Padre Nelson - Este é o lema de todos os anos. ‘Evangelijá’ nos convoca a uma evangelização “Já”, não podemos esperar, deixar para amanhã. A evangelização no atual momento em que vivemos é urgente.

A12 - O tema deste ano busca qual reflexão?

Padre Nelson - O tema escolhido para a Campanha para a Evangelização deste ano de 2106 é: Ele está no meio de nós”. O texto base, que se encontra no site da CNBB Nacional, nos motiva a tomarmos consciência de que “Jesus Cristo é o Emanuel, isto é o Deus Conosco. Isso significa que Deus se deu a conhecer através de Seu Filho. Ele está ao nosso alcance e é por nós conhecido, porque Ele mesmo armou a sua morada entre nós. É através da pessoa de Jesus, de suas palavras e atitudes que Deus vem ao nosso encontro. Deus permanecerá para sempre na história da humanidade como Aquele que está presente. Aquele que é próximo, providente, santo e misericordioso.

A12 - Quais os desafios atuais para a Evangelização?

Padre Nelson - O Papa Francisco na Evangelli Gaudium, nos aponta os principais desafios na evangelização. Por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia, Polônia, nos dá uma boa motivação para enfrentarmos os desafios atuais “É preciso deixar o comodismo dos sofás e calçarmos as sandálias”.

A12 - Para onde vão os recursos arrecadados da Campanha?

Padre Nelson - A colaboração dos fiéis precisa repercutir em toda a Igreja, e é por isso que o resultado do gesto concreto de cada um será partilhado, solidariamente, entre as Comissões Episcopais de Pastoral, organismos nacionais da CNBB, os seus 18 regionais e as arqui/dioceses, visando à execução das atividades evangelizadoras, programadas nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. Em um futuro próximo, pretende-se que esta campanha seja um instrumento de uma globalização solidária, com a Igreja no Brasil partilhando seus recursos com outras igrejas mais necessitadas. A destinação da coleta é repartida da seguinte maneira: 45% para as dioceses; 20% para os regionais da CNBB e 35% para a CNBB Nacional.

A12 - Por quais motivos a campanha acontece no período do Advento?

Padre Nelson - Porque neste período a Igreja se prepara para a Celebração do Mistério da Encarnação. O Dinamismo evangelizador nasce da experiência que a comunidade de fé faz ao comtemplar, no Menino Jesus, o Emanuel, o Deus conosco.

A12 – Qual mensagem a campanha deseja passar ao Povo de Deus?

Padre Nelson - Que nossa Ação Evangelizadora se direcione especialmente aos que se encontram afastados, excluídos e até indiferentes ao Evangelho. Que nossas forças se canalizem para cuidar especialmente das periferias geográficas e existenciais que nos apelam para o anúncio e o testemunho do Evangelho (EG 14).

:: Campanha da Fraternidade 2017 já conta com texto-base, cartaz e hino

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...