Por Redação A12 Em Igreja

Comissão avalia contribuições ao Estudo 107 da CNBB

comissao_laicatoBispos, assessores e representantes de associações e movimentos estiveram reunidos de 28 a 30 de outubro, em Brasília (DF), para o 7º Seminário dos Bispos Referenciais da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro teve como proposta avaliar as contribuições enviadas pelas dioceses e regionais para o Estudo 107 “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, e discutir os andamentos dos trabalhos da Comissão.

De acordo com o bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom Severino Clasen, o texto foi bem aceito pelas comunidades que têm discutido sobre a dimensão do cristão leigo em assembleias diocesanas e paroquiais, formações, seminários. "Recebemos diversas propostas para melhorar o texto de estudo", destacou. 

 

Encontro recolheu contribuições enviadas pelas dioceses e regionais que refletiram sobre o Estudo 107.

Na ocasião, os bispos e leigos também avaliaram os quatro anos de atividades da Comissão para o Laicato. Os resultados apontam amadurecimento e consolidação no trabalho com os leigos na Igreja no Brasil. “Percebemos que houve evolução no diálogo da Comissão com diferentes instâncias como as novas comunidades, associações laicais, movimentos. Na avaliação, concluímos que devemos prosseguir neste entusiasmo e na unidade”, disse dom Severino.

Nova redação

Os trabalhos dos Seminário tiveram continuidade na reunião da Comissão para o Laicato, nesta sexta-feira, 31, na sede da CNBB, em Brasília. A proposta da Comissão é apresentar aos bispos uma redação ampliada e revisada do Estudo 107, na 53ª Assembleia Geral da Conferência, em Aparecida (SP), em abril de 2015. O objetivo é que o texto seja aprovado como documento da Igreja no Brasil.

O texto busca animar o laicato na compreensão de sua atuação como sujeitos eclesiais nas diversas realidades em que se encontram inseridos. A organização do material baseia-se no método ver-julgar-agir e divide-se em três capítulos: “O Mundo Atual: Esperanças e Angústias”, “O Sujeito eclesial: Cidadãos, Discípulos e Missionários”, e “A ação Transformadora na Igreja e no Mundo”. 

“Queremos, ainda, mobilizar a partir destas reflexões todo o laicato do Brasil para o Ano do Leigo, propondo a conscientização da missão dos leigos na Igreja e na sociedade, o papel dos conselhos laicais, formações e atuação”,finaliza dom Severino.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...