Por Redação A12 Em Igreja

Comissão Nacional dos Diáconos prepara encontro para formadores de escolas diaconais

diaconos

De 30 de maio a 02 de junho, na cidade de Palmas (TO), a Comissão Nacional dos Diáconos promove mais uma edição do Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais. A proposta deste ano contemplará o tema “A missão do Diácono numa Igreja em saída” com o lema “Ide, evangelizai”.

Segundo dados da Comissão, no último ano foi constatado o aumento da demanda na formação dos futuros diáconos com o surgimento de novas escolas diaconais em várias dioceses brasileiras. No Brasil existem mais de três mil diáconos.

A programação do encontro inicia no dia 30 de maio, com a memória histórica da Comissão e o resultado de uma pesquisa realizada nas Escolas Diaconais de todo o país. Nos outros dias, o encontro segue com a exposição de temas diversos: “Diaconado na América Latina”, pelo padre Cézar Braga do Celam; “O desafio da Formação” pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Pedro Brito; “Desafios e perspectivas para o Diaconado” pelo presidente da CNBB, dom Sérgio da Rocha. Ao final do encontro serão realizados encaminhamentos de algumas propostas de formação para as escolas diaconais. O encerramento ocorre no dia 02 de junho com um almoço de confraternização.

O ministério do diaconado

O diaconado é uma vocação ministerial, seu nome vem do termo ‘diaconia’ que significa serviço. O ministério diaconal possui três dimensões: o serviço da Palavra de Deus, o serviço da Caridade e o serviço da Liturgia. Os diáconos podem ser transitórios ou permanentes. O diaconado transitório é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Os diáconos transitórios permanecem por um período específico até completar sua formação e serem ordenados padres. O diácono permanente é a expressão do ministério ordenado colocado o mais próximo possível da realidade laical e do protagonismo dos leigos. 

Mais informações na página da Comissão.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...