Por Redação A12 Em Igreja

Comunidade de Montes Claros (MG) festeja beata Laura neste fim de semana

Beata Laura

Uma das comunidades da paróquia São João Batista de Montes Claros (MG) é dedicada à Beata Laura, padroeira das vitimas de incestos e maus tratos pelos pais e parentes. A festa em honra a padroeira iniciou no dia 22 de janeiro e vai até o próximo domingo, dia 1º de fevereiro, com o tema“Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade, Sal da Terra e Luz do Mundo” (Estudo 107 da CNBB). 

A comunidade é situada à Rua Geraldo Francisco de Assis, 1050, no bairro Santa Laura próximo a escola Estadual Augusta Vale. 

Dentro da programação estão previstas: 

- Novena todos os dias que acontece sempre às 19h seguida de missa às 19h30min.

- Após as missas, barraquinhas e shows. 

- No dia da Festa dedicada à Beata 01/02 haverá: 18h30 Procissão; 19h30 Missa; Após barraquinhas e shows. 

História: Beata Laura Vicuña - Filha de José Domingo Vicuña e Mercedes Pinto, Laura nasceu em 5 de abril de 1891 em Santiago, três meses depois do início da guerra civil no Chile. Seu pai era soldado e acabou indo para a guerra. A mãe de Laura mudou-se para Las Lajas Argentina, (do outro lado dos Andes) para criar sua filha porque seu marido foi morto nos combates. Para sobreviver Mercedes, sua mãe, tornou-se amante de um homem chamado Manuel Mora, que pagou para Laura se inscrever e atender as aulas na Escola das Irmãs Salezianas aos 10anos de idade. A menina fez sua primeira comunhão em 2 de junho de 1901 o que foi um momento decisivo em sua vida. "Oh meu Deus eu quero te amar e te servir toda a minha vida" escreveu em seu livro de anotações. Ela tentou então com a idade de 10 anos entrar para o Convento das Salezianas, mas o Bispo recomendou que ela aguardasse um pouco mais. 

Em casa para os feriados do Natal, Laura repeliu várias vezes os avanços amorosos de Mora que finalmente a forçou sair de casa por evitá-lo. Ela orava para não ter que levar a vida que sua mãe levava, ofereceu sua própria vida para escapar desse destino cruel e pediu de novo permissão ao seu confessor para entrar a para a Ordem das Salesianas. Como ele bem conhecia a verdadeira profissão de fé de Laura, permitiu.  

Assim, entrou para as "Solidárias Filhas de Maria" em 8 de dezembro de 1901. No final de 1903 Laura ficou muito doente, e retornou para a casa de sua mãe. Em 14 de janeiro de 1904 Mora, bêbado começou a mandar na mãe e na filha de modo extremamente grosseiro. Laura tentou fugir de casa, mas Mora a agarrou e bateu até que ficasse inconsciente. Embora mais tarde recobrasse a consciência, Laura nunca mais recuperou sua saúde, morrendo 8 dias depois em decorrência dos maus tratos e da doença, em 22 de janeiro de 1904 em Las Lajas, Argentina. Assim a beata é considerada a padroeira das vitimas de incestos e maus tratos pelos pais e parentes. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 3 de setembro de 1988.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...