Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Congresso em SP busca difundir temas da Doutrina Social da Igreja

1º Congresso Internacional da Doutrina Social da Igreja

Para estimular e difundir temas relacionados com a Doutrina Social da Igreja, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), realizarão de 29 a 31 de outubro o primeiro Congresso Internacional da Doutrina Social da Igreja. A expressão designa o conjunto de orientações da Igreja Católica para os temas sociais.

A primeira iniciativa tem por objetivo discutir o pensamento da Igreja sobre o assunto na atualidade com o tema: “A Doutrina Social da Igreja no Magistério Recente: Continuidade e Desafios”.

Entre os temas fundamentais discutidos pela Doutrina Social da Igreja estão: economia globalizada, política e os valores da família na sociedade moderna.

O congresso é aberto a estudantes de teologia, teólogos, e principalmente a pessoas que concentram seus estudos, pesquisas e trabalhos em favor do desenvolvimento do ser humano para sua plena dignidade, por isso, tem também como público alvo, jornalistas, profissionais da saúde, advogados, historiadores, sociólogos, representantes de organizações não governamentais e estudantes das diferentes áreas das ciências humanas.

Entre as presenças confirmadas para o evento, o arcebispo Mario Toso, secretário do Pontifício Conselho Justiça e Paz, que tecerá reflexões sobre o tema central do congresso e o doutor Ángel Galindo, da Universidade Pontifícia de Salamanca, na Espanha, que falará sobre o tema: “Família: Globalização, perspectivas e valores”. [Confira a programação completa]

O congresso encerra com uma mesa redonda formada por membros da Rede Latino-americana do Pensamento Social da Igreja (REDLAPSI).

Foto de: Elisangela Cavalheiro.

Rosana Manzini

"A Doutrina Social deveria ser conhecida,
primeiramente, por todo laicato", Rosana Manzini.

Entre os membros dessa rede, a diretora de operações do UNISAL-SP e professora de Teologia Moral da PUC-SP Rosana Manzini, condeceu entrevista ao A12. Confira.

A12 – O que é a Doutrina Social da Igreja e do que ela trata?
Rosana Manzini – A Doutrina Social da Igreja é um grande tesouro que está escondido e que nós temos o mapa, mas ainda não distribuímos esse mapa para as pessoas chegarem a esse tesouro.

 

"A Doutrina Social tem como princípio fundamental a defesa da dignidade humana e dos seus direitos inalienáveis..."

A Doutrina Social tem todas as suas fontes na Sagrada Escritura e na Tradição da Igreja, mas ela nasce oficialmente em 1891 com a publicação da Rerum Novarum, uma encíclica que falava da situação do operariado da época e que vivia em condições sub-humanas. A Igreja depois desse documento, por meio do Magistério Pontifício, passa então a responder as questões sociais de cada época histórica. Obviamente depois do Magistério pontifício, o Magistério digamos, continental e depois nacional, vai respondendo também a partir dos princípios primeiros aos problemas focais de cada Igreja local.

A Doutrina Social tem como princípio fundamental a defesa da dignidade humana e dos seus direitos inalienáveis, fundamentada teologicamente na figura do ‘Imago Dei’, de que todo homem e toda mulher foram criados à imagem e semelhança de Deus. Daí vão se desenvolver outros princípios, como o da solidariedade, da subsidiariedade, da destinação universal dos bens, etc. 

A12 – Existe alguma razão para que a Doutrina Social da Igreja seja desconhecida por grande parte dos fiéis?
Rosana Manzini –
A Doutrina Social deveria ser conhecida, primeiramente, por todo laicato. Obviamente para o laicato conhecer o clero deveria conhecer, ou se aprofundar. É uma matéria que é dada nas faculdades teológicas. Porém, ela não desperta tanto interesse, talvez porque as pessoas ainda não conseguem entender a mensagem de Jesus, de que é nessa terra, com todos os problemas, que nós temos que ter um testemunho. Então é um processo, às vezes, de uma espiritualidade alienada. 

A12 – Qual a proposta do 1º Congresso Internacional da Doutrina Social da Igreja?
Rosana Manzini –
Justamente pelo desconhecimento, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo juntamente com a Pontifícia Universidade Católica resolveu promover um congresso trazendo pessoas de peso, professores e doutores brasileiros e de renome internacional com a ideia principalmente de divulgação da Doutrina Social da Igreja.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...