Por Redação A12 Em Igreja

Conheça o Instituto Jesus Maria José, um dos participantes da 46ª Semana Vocacional da Rede Aparecida de Comunicação

O Secretariado Vocacional da Congregação do Santíssimo Redentor organiza juntamente com a Rede Aparecida de Comunicação a 46ª Semana Vocacional que acontecerá de 16 a 23 de agosto de 2015.

Além da Congregação Redentoristas, outras famílias religiosas católicas estarão durante a Semana Vocacional, participando de atividades no Santuário Nacional, na programação da Rádio e TV Aparecida e ainda terão publicações especiais no Portal A12.com.

Em preparação a Semana Vocacional o A12 conversou com algumas congregações que participarão das atividades para apresentar seus carismas, espiritualidade, devoção e trabalho prático.religiosas instituto jesus maria jose

Até agosto publicaremos entrevistas com essas congregações aprofundando o conhecimento sobre a vida religiosa.

A primeira entrevista é com a irmã Márcia Aparecida Brito do Instituto Jesus Maria José (JMJ) que conta como surgiu a congregação, o atual trabalho realizado no Brasil, nessa entrevista conversamos também com Irmã Aracy Cabral que completou cem anos de vida no último dia 04 de julho que também deixa uma mensagem sobre a vida religiosa.

 A12 - Como surgiu a congregação?
Irmã Márcia -
O Instituto Jesus Maria José surgiu em Portugal, em 1880, fundado pela Bem-Aventurada Rita Amada de Jesus com o objetivo de preservar as crianças, adolescentes e as famílias do mal. Em 1912, com a implantação da República e perseguição a Igreja, os institutos religiosos foram extintos e os religiosos e religiosas dispersos, Madre Rita enviou o primeiro grupo de religiosas ao Brasil, a este grupo outros se seguiram. Nossa Fundadora nunca veio ao Brasil, faleceu a 06 de janeiro de 1913. Aqui o Instituto floresceu e se espalhou pelo Brasil, voltou a Portugal e hoje está presente também em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Bolívia, Paraguai, Peru e México.

 

"Os principais desafios na Vida Consagrada, hoje, é o seguimento de Jesus e a vivência dos votos num mundo consumista, hedonista e descartável."

A12 - Qual o principal carisma do Instituto?
Irmã Márcia - O carisma do Instituto Jesus Maria José é a imitação da Sagrada Família de Nazaré e o anúncio do Evangelho da Conversão e se expressa pelo espírito e missão confiados a Rita Amada de Jesus como dom do Espírito Santo para enriquecimento da Igreja, através da educação de crianças e jovens e evangelização das famílias.

 A12 - Quais as atividades realizadas pelas religiosas atualmente?
Irmã Márcia -
Hoje as Religiosas do Instituto Jesus Maria José exercem sua missão em colégios, obras sociais, em comunidades de pastoral e na missão ad gentes em atividades educativas, de catequese, de promoção social, acompanhando grupos de famílias, etc.

Testemunho:
Irmã Aracy Cabral completou cem anos de vida no último dia 04 de . Aos trinta anos, em 1945, era professora no Colégio Jesus Maria José em Poços de Caldas (MG), após participar de um retiro espiritual decidiu ser “freira”. Às suas alunas da época disse: “Lembram do Retiro Espiritual que fizemos juntas”? Ele soprou no meu coração: “Deixe tudo, vem e me segue”.

Irmã Cabral insittuto jesus maria jose

Em 1948 fez os Primeiros Votos e em 1956, os Votos Perpétuos no Instituto Jesus Maria José.

Irmã Aracy foi sempre uma Religiosa realizada, entusiasta, alegre, criativa e muito apostólica, doada aos pobres e preocupada com o bem das pessoas. Durante seus 67 anos de Vida Consagrada passou por diversas comunidades, realizando a missão que o Instituto Jesus Maria José lhe confiou.

Hoje, centenária, Irmã Aracy deixa-nos como mensagem: “Agora a luta é diferente, mais tempo para a oração, para a meditação, para conhecer-me melhor. Os meus inimigos: o orgulho, a vaidade, o egoísmo, cuja luta e armas é a penitência, a misericórdia e mais amor. Através das minhas leituras espirituais, estou conhecendo psicologicamente a força do meu Senhor Jesus. Ele ensinava as multidões e agora sou eu sua discípula: a) Amar a verdade e ser fiel à própria consciência; b) Pensar antes de agir; c) Expor as ideias com sabedoria e liberdade, nunca impor; d) Vacinar-me contra a competição, o individualismo e agressividade; e) Entender que cada ser humano é um ser único, onde habita o próprio Deus, no Sacrário da sua alma”.

sagrada_familia_jmjA12 - O que é necessário para ser um religioso/consagrado de sua congregação?
Irmã Márcia -
Desejar seguir a Jesus Cristo casto, pobre e obediente; disposição para a vida de oração, vivência comunitária e estar a serviço dos mais pobres e necessitados onde o Instituto Jesus Maria José está presente.

A12 - Quais os desafios da vida religiosa/consagrada?
Irmã Márcia -
Os principais desafios na Vida Consagrada, hoje, é o seguimento de Jesus e a vivência dos votos num mundo consumista, hedonista e descartável.

Saiba mais sobre o Instituto Jesus Maria e José através do site www.institutojmj.org ou através do telefones telefone: (12) 3105 18 54/ 0788. O Noviciado Jesus Maria José está localizado à Rua Juvenal Arantes, 459 – Jardim Paraíba – Aparecida - SP

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...