Por Redação A12 Em Igreja

Contra o desperdício, paróquia de SP implanta sistema que capta água da chuva

Foto de: Reprodução

Captação de água da chuva

 

Para reduzir o consumo de água potável e incentivar o reuso, a Paróquia São Domingos Sávio, da Região Episcopal Lapa, na capital paulista, implantou um sistema de captação da água das chuvas.

A pedido do padre José Carlos, a paróquia adquiriu o projeto que capta as águas da cobertura do pátio da igreja (através de canaletas projetadas para este fim), dos telhados do salão e casa paroquial. Toda a água passa por um processo de decantação e é utilizada na limpeza da casa, da paróquia e lavagem das roupas. A caixa d'água que armazena o volume captado, tem capacidade para 3.000 litros e atingiu sua capacidade máxima apenas com a chuva da semana passada.

"A chuva, além de água, traz vários produtos indesejáveis para o armazenamento, dentre eles folhas de arvores (que são levadas pelo vento), acumulo de poluição e poeira (que são depositados sobre lajes e telhados), dentre diversos produtos químicos que estão presentes na atmosfera e são arrastados junto com as gotas de chuva. Para utilizarmos esta água são necessários alguns cuidados, como separação de partículas maiores, que são retidos por meio de uma tela, filtragem que é feito por um material poroso de alta permeabilidade (espuma, fibras, ...) e por último a decantação que separa as partículas que passaram pelo sistema de limpeza”, explicou Émerson Merighi, técnico responsável pela obra.

“Embora a aparência da água coletada pareça muito limpa, existem produtos químicos dispersos na água, limitando o uso, tornando-a imprópria para consumo”, completou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...