Por Redação A12 Em Igreja

Decifrado um dos mais antigos manuscritos da Bíblia

Com o uso de novas tecnologias foi possível ler um dos mais antigos manuscritos da Bíblia contendo os primeiros versículos do Levítico. O fragmento do Antigo Testamento foi descoberto em Israel em 1970, na antiga Sinagoga de Ein Gedi, localizada em um oásis nas proximidades do Mar Morto.

Foto de: reprodução. 

documento_decifrado

A tradução do texto demandou mais de
40 anos de estudos e tentativas. 

Os fragmentos remontam ao século VI a.C. e medem cerca de 7 cm. Nunca haviam sido lidos nem decifrados, pois estavam carbonizados. Com o auxílio da tecnologia, agora foi possível desenrolar “digitalmente” o papiro e ler os primeiros versos do terceiro livro da Torah (e da Bíblia cristã). O documento de aproximadamente 1500 anos datado do século VI estava queimado e foi encontrado em uma sinagoga há 45 anos.

“Remonta há 1.500 anos e é o primeiro documento do gênero de que dispomos”, explica a diretora da Agência Israelense para os Bens Arqueológicos, Pnina Shor. “Basta ver as condições em que se encontra para entender porque foi necessário tanto tempo para decifrá-lo. Está completamente carbonizado, pois não somente a sinagoga foi destruída pelas chamas, mas também a arca e a bíblia que o conservavam”, relata. 

A Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI) foi encarregada de desenvolver os trabalhos, que consistiram em provas de carbono 14 (uma das mais utilizadas para averiguar a data de algum objeto ou obra de arte) e uma intensa investigação de um grupo de arqueólogos americanos e israelenses. O texto foi obtido com ajuda de tecnologia 3D de um fragmento de sete centímetros do pergaminho queimado. A tradução do texto demandou mais de 40 anos de estudos e tentativas. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...