Por Marília Ribeiro Em Igreja

Dia Mundial de Oração pelas Vocações será celebrado neste domingo

vocacoes

No ano de 1964, no contexto da realização do Concílio Vaticano II, o Papa Paulo VI instituiu o Dia Mundial de Oração pelas vocações Sacerdotais e Religiosas. (DMOV). A finalidade deste dia é fazer com que, em toda a Igreja, se cumpra o pedido de Jesus: “pedi ao dono da messe que envie trabalhadores para a colheita” (Mt 9,36-38).

Na primeira mensagem que escreveu por ocasião deste dia, o Papa Paulo VI indicava a direção que o DMOV deveria seguir: “eleve-se então ao céu a nossa oração: das famílias, das paróquias, das comunidades religiosas, dos pavilhões dos hospitais, das multidões de crianças inocentes, a fim de que cresçam as vocações e sejam conformes o coração de Cristo” (Paulo VI, 1964).

Desde a sua origem, o DMOV é celebrado no quarto domingo da Páscoa, que neste ano acontece no dia 26 de abril, ocasião na qual a Igreja Latina recorda em sua liturgia a figura do Cristo como Bom Pastor.

Dom Angélico Sandalo Bernardino, bispo emérito de Blumenau SC, explica em entrevista ao A12, que a Igreja está desafiada a trabalhar pelas vocações em um momento em que o mundo vive uma ‘onda enorme de egoísmo e materialismo de vida’. No entanto Dom Angélico salienta que a Igreja não pode desanimar destacando a importância de todos atenderem o convite do papa Francisco que é a oração intensa em favor das vocações.

 
 

Oração pelas Vocações
Jesus, Bom Pastor, suscita em todas as comunidades cristãs sacerdotes e diáconos, religiosos e religiosas, leigos comprometidos e missionários, segundo as necessidades do mundo inteiro, ao que Tu amas e queres salvar.

Te confiamos em particular nossa comunidade: creia em nós o clima espiritual que havia entre os primeiros cristãos, para que possamos ser um cenáculo de oração em amorosa acolhida do Espírito Santo e de seus dons.

Assiste a todas as pessoas consagradas. Guia os passos do que acolheram generosamente teu chamado e se preparam às ordens sagradas ou a profissão dos conselhos evangélicos.

Volte teu olhar de amor para tantos jovens bem dispostos e chama-os ao teu seguimento. Ajuda-lhes a compreender que só em ti podem realizar-se plenamente.

Confiando estes grandes interesses de teu coração à poderosa intercessão de Maria, Mãe e modelo de todas as vocações, te suplicamos que sustenhas nossa Fé com a certeza de que o Pai concederá o que Tu mesmo mandou que peçamos. Amém.

 
 
  

 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...