Por Redação A12 Em Brasil

Dia Nacional do Doador de Sangue: comemoração que convida a salvar vidas

doador de sangueNesta quinta-feira é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue que foi instituído, no Brasil, em 1964.

Embora a ciência tenha avançado muito, ainda não descobriu algo que substitua o sangue humano. Em razão disso, há necessidade de doadores de sangue, para que as pessoas que necessitam de transfusão possam sobreviver.

Nessa última semana de novembro a Fundação Pró-Sangue, órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, dedica homenagens a cidadãos especiais que vêm fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas, sendo doador de sangue. Essas homenagens acontecem na sede da pró-sangue em São Paulo (SP) com uma programação eu conta com música, show de palhaços entre outras atividades.

Por ocasião da data, a Pró-Sangue também irá comemorar o 15º Aniversário do Clube Irmãos de Sangue. Trata-se de um seleto grupo de doadores com mais de 10 doações voluntárias na Fundação, que hoje soma quase 8 mil pessoas.

Números

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil está bem aquém do preconizado, não chegando a 2%.

No Brasil, hoje são coletadas anualmente 3,6 milhões de bolsa de sangue, sendo que a Pró-Sangue já registrou mais de 4,6 milhões de doação nos seus 29 anos de atuação.

Requisitos básicos para se doador:

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
  • Pesar no mínimo 50kg.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  • Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Tire suas dúvidas sobre os tipos sanguíneos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...