Por Redação A12 Em Brasil

Dia Nacional do Livro: pediatras recomendam ler para as crianças desde a gestação

receite_um_livroNesta quinta-feira (29), no Brasil é celebrado o Dia Nacional do Livro e uma grande iniciativa para estimular o hábito da leitura foi lançada pela Sociedade Brasileira de Pediatria para que os pediatras recomendem aos pais, ler para as crianças até mesmo durante a gestação

A iniciativa intitulada “Receite um Livro” busca incentivar o hábito da leitura o que traz muitos benefícios aos pequenos.

“A leitura é tão importante quanto a alimentação, quanto o sono. É uma atividade que todos os pais devem procurar exercitar junto aos seus filhos”, diz a pediatra Ana Escobar.

A recomendação, portanto, é que todos os pediatras passem a “receitar” livros para crianças. Inclusive, para os bebês que ainda não nasceram e estão confortáveis nas barrigas das mamães.

A recomendação já é indicada pela Academia Americana de Pediatria desde 2014, está cientificamente embasada em descobertas da neurociência.

Confira por que é bom ler para as crianças:

- A leitura parental, em que os pais leem para as crianças, ajuda a estimular conexões neuronais, são os estímulos afetivos que a criança recebem na primeira infância, desde a concepção até os 6 anos de idade, que promovem intensamente estas conexões

- O bebê já possui a capacidade de escutar dentro do útero materno. Quando a mãe articula palavras ele se coloca na posição de ouvir. Isso significa que vai aprendendo, à sua maneira, a construir significados. Depois que nascem, este processo continua e é essencial para seu desenvolvimento cognitivo.

- A leitura é fundamental para a aquisição da linguagem, e consequentemente para a memória, estruturação mental de pensamentos, ideias e para a maior clareza de raciocínio.

ler_na_gestacao

A campanha da Sociedade Brasileira de Pediatria tem o apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Itaú.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...