Por Redação A12 Em Igreja

Diocese de Apucarana prepara jubileu de ouro para 2015

Em 2015 a Diocese de Apucarana, no Paraná, celebrará 50 anos de sua instalação. Para comemorar o jubileu de ouro, o atual bispo, dom Celso Marchiori, publicou uma Carta Pastoral motivando os fiéis e lideranças ao comprometimento com as prioridades pastorais apresentadas no Plano de Evangelização diocesano.

Catedral Nossa Senhora de Lourdes em Apucarana (PR)

O documento foi publicado no último dia 28 de março, a exatamente um ano da comemoração jubilar, e entregue a todos os padres presentes na celebração realizada na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana. A Carta apresenta sete tópicos em 21 páginas, frisando as três prioridades diocesanas: missão, família e juventude, e ainda a formação dos discípulos missionários para as Santas Missões Populares e o apelo do Papa Francisco com a Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’ (Alegria do Evangelho).

 

“Ao nos prepararmos para o Jubileu de Ouro da nossa Igreja Diocesana, agradeçamos ao Senhor, renovando compromissos e olhando com esperança o futuro” (Dom Celso).

“Ao nos prepararmos para o Jubileu de Ouro da nossa Igreja Diocesana, agradeçamos ao Senhor, renovando compromissos e olhando com esperança o futuro”, destaca o bispo no texto de abertura da Carta Pastoral.

Segundo dom Celso, a nova evangelização passa por três âmbitos: a pastoral ordinária, com seu cuidado para com os que frequentam regularmente uma comunidade, as pessoas batizadas que não participam da vida comunitária e que “não se sentem membros da Igreja”, e por último, a programação do Evangelho "àqueles que não conhecem Jesus Cristo ou que sempre O recusaram”. Essas realidades, segundo o bispo, estarão presentes ao longo da celebração jubilar.

Ao encerrar a Carta Pastoral, dom Celso agradece o Papa Paulo VI pela criação da diocese, em 1965, e os seus antecessores, dom Romeu Alberti, dom Domingos Gabriel Wisniewski e dom Frei Luis Vincenzo Bernetti, e recorda o apelo do Papa Francisco em sua exortação: ““Uma mudança nas estruturas, sem gerar novas convicções e atitudes, fará com que essas mesmas estruturas, mais cedo ou mais tarde, se tornem corruptas, pesadas e ineficazes”. 

História 

Foto de: reprodução. 

dom_romeu_alberti

Dom Romeu Alberti,
primeiro bispo de
Apucarana. 

A Diocese de Apucarana foi criada no dia 28 de novembro de 1964 pelo Papa Paulo VI, e instalada no dia 28 de março de 1965. O seu primeiro bispo foi dom Romeu Alberti (1965-1982).

Localizada na região centro-norte do estado, estende-se num território geográfico composto por 36 municípios, 64 paróquias, diversas comunidades, diaconias e grupos de vivência. A população atual da diocese é de 477.554 habitantes (Censo IBGE 2010), sendo 83,99% católicos, 12,72% de outras Igrejas cristãs e 3,29% se declaram ‘sem religião’.

A primeira missa foi celebrada na cidade de Apucarana, em 1937, pelo padre Carlos Dietz, Palotino. 

O primeiro bispo, dom Romeu Alberti, recebeu o convite para ser bispo na futura diocese exatamente no dia 11 de fevereiro, dia da padroeira de Apucarana, Nossa Senhora de Lourdes. 

Acesse a Carta na íntegra. 

 

 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...