Por Redação A12 Em Igreja

Diocese de Coari será instalada com presença do Núncio Apostólico

Neste domingo (16), em celebração solene, será instada a Diocese de Coari, no Amazonas. A solenidade vai contar com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni d´Aniello, e acontece juntamente com o encerramento do Jubileu de Ouro dos 50 anos.

A Missa solene de encerramento do Jubileu de Ouro da prelazia de Coari, da instalação canônica da diocese de Coari e da tomada de posse do primeiro bispo diocesano, dom Marcos Piatek, será às 19h00. [Confira abaixo a programação completa]

Em outubro do ano passado, o Papa Francisco promulgou o ato de instalação da diocese, que deixa de ser uma administração independente, passando a integrar a Província Eclesiástica do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que congrega os estados do Amazonas e Roraima.

Foto de: reprodução

Dom Marcos_Coari.jpg

Dom Marcos Piatec é o primeiro bispo
da nova diocese.

A partir da instalação da diocese, o atual bispo prelado, dom Marcos Piatec, Missionário Redentorista, passará a ser bispo diocesano. Na avaliação dele, a elevação a diocese é um sinal de amadurecimento do trabalho realizado. “Passamos de uma terra de missão, dependente apenas dos missionários religiosos, para sermos uma igreja local, mais amadurecida e com o clero diocesano próprio da região”, diz.

Apesar da maturidade e da autonomia, o religioso acredita que o momento exija mais responsabilidade. “Precisamos crescer ainda mais em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens”, completa.

Para dom Marcos, celebrar o Jubileu de Ouro é agradecer a Deus por todos os ordenados, consagrados e leigos dedicados ao trabalho evangelizador e à promoção da dignidade humana. “Religiosos, religiosas, leigos, padres diocesanos vieram antes de nós e deram suas contribuições, suas vidas, para construir esta bonita história chamada prelazia de Coari”, diz.

Segundo o prelado, o momento é também de agradecer a Deus por todos aqueles que, com sacrifício e com uma ampla visão do futuro, foram construindo as estruturas físicas que servem o Povo de Deus na prelazia, nas paróquias, comunidades e nos outros serviços. 

Características - A nova diocese funciona em uma área de 135.442 quilômetros quadrados, com cerca de 300 mil habitantes. No total, são abrangidos sete municípios, com 497 comunidades eclesiais e 10 grandes paróquias.

O trabalho de evangelização é promovido por 20 padres e três congregações religiosas femininas, com cinco conventos, onde vivem e atuam 12 religiosas.

A presença de missionários redentoristas na diocese é muito grande e lá existem duas casas, com seis religiosos. Além disso, 695 pessoas atuam como catequistas, espalhadas ao longo do território da diocese.

Veja a programação de encerramento do Jubileu de Ouro:

Dia 15 de março (sábado)

19h30 – Show cultural com atrações das paróquias da prelazia de Coari

Dia 16 de março (domingo)

5h30 – Alvorada e rajada de fogos nas igrejas matrizes e capelas da cidade

6h00 – Carreata pelas ruas da cidade com a imagem peregrina de Sant´Ana

9h00 – Visita missionária às casas dos paroquianos

12h00– Almoço comunitário nas paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Sant´Ana e São Sebastião e São Pedro e São João Batista

19h00 – Missa solene de encerramento do Jubileu de Ouro da prelazia de Coari, da instalação canônica da diocese de Coari e da tomada de posse do primeiro bispo diocesano, dom Marcos Piatek

 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...