Por Polyana Gonzaga Em Igreja

Diocese de Limeira prepara comemorações de seu 40º aniversário

A Diocese de Limeira, em São Paulo, completa 40 anos de criação em junho de 2016. Várias atividades já deram início às comemorações. A diocese realizou o ‘Concurso Logo 40 Anos’, organizado pelo Setor Juventude de Nossa Diocese. O ganhador do concurso foi apresentado em outubro, na cidade de Iracemápolis (SP), na celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ).

Foto de: Diocese de Limeira

40 anos diocese de limeira

Para 2015 já está programada uma série de atividades. No dia 20 de junho a diocese fará a abertura das comemorações com a Peregrinação de todas as comunidades e paróquias à Aparecida. Dom Vilson Dias de Oliveira, Bispo Diocesano de Limeira, presidirá a Santa Missa no Santuário Nacional de Aparecida.

De acordo com Dom Vilson Dias de Oliveira, a diocese está preparando um subsídio para grupos de setores missionários, grupos de rua e grupos bíblicos com nove encontros, para ser rezado nas casas dos fieis católicos durante os meses de junho, julho e agosto de 2015. Outras atividades estão programadas como a Assembleia Diocesana para aprovação do Plano de Pastoral Diocesano e o lançamento de um documentário sobre os 40 anos da Diocese.

Dom Vilson Dias de Oliveira revelou ao A12.com algumas das conquistas e desafios da Diocese de Limeira nesses 40 anos.

A12.com - Nesse período (40 anos) o que destacaria de conquistas da Diocese de Limeira?

Dom Vilson Dias de Oliveira - Muitas foram as conquistas nesse período, mas a criação de novas paróquias e a ordenação de novos presbíteros, principalmente no período em que exerço o meu ministério episcopal deu, sem dúvida, uma dinâmica diferente à Diocese de Limeira. Nos meus sete anos como bispo diocesano de Limeira, criei 36 novas paróquias e ordenei 43 padres diocesanos e 3 padres religiosos, e ainda a ordenação de 12 diáconos permanentes, que muito têm colaborado em nossas paróquias, algo muito significativo para nossa Diocese de Limeira.

A Igreja está mais perto do povo, tendo condições de acompanhar mais os fiéis, dar mais atenção, aumentar as visitas pastorais. É Cristo indo ao encontro dos fiéis leigos.

Destaco também a formação de nossos leigos e catequistas, com o Centro Diocesano de Formação Teológica (CDFT), onde são realizados cursos de Teologia para Leigos e o curso de Catequese.

Por último, destaco a concretização de uma etapa do nosso Centro Diocesano de Limeira (CDL), um espaço voltado às necessidades de formação e espiritualidade do nosso povo. Um complexo com 80 quartos, salão para encontros e eventos diocesanos e a Escola de Teologia, com salas de aula, onde já estão sendo ministradas as aulas de teologia para leigos. Este projeto ainda contemplará uma capela, um anfiteatro e um novo prédio de apartamentos.

A12.com - Olhando para a realidade da diocese, quais os desafios atuais?

Dom Vilson Dias de Oliveira - Um dos grandes desafios, não só de nossa diocese, mas de nossa Igreja, creio que seja a evangelização com o advento das novas tecnologias.

As pastorais, movimentos e serviços, através do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), tem dado profunda contribuição para avançarmos na evangelização, contudo, os desafios da evangelização frente a complexidade e as exigências do mundo atual são grandes. É preciso repensar a linguagem, principalmente para chegarmos aos jovens que estão nas redes sociais e no mundo da internet.

A missão é difícil, mas podemos realizá-la se vivermos no amor de Cristo. O êxito da missão depende muito desta postura a ser tomada por toda a Igreja: mesmo que tudo pareça perdido ou impossível para nós, não o é para Deus.

Diocese de Limeira - Possui 86 Paróquias que compõem cinco regiões episcopais diocesanas. Tem seus limites territoriais pertencentes à Sub-região Campinas, assim se divide as sub-regiões no Estado de São Paulo (Regional Sul 1 – 8 regiões ou “Circunscrições eclesiásticas”).

Na Sub-região Campinas estão presentes 6 dioceses, dentre estas a Diocese de Limeira, atingindo um total de 16 municípios que estão próximos à Via Anhanguera, Via Washington Luís e Rodovia dos Bandeirantes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...