Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja Atualizada em 25 JUL 2017 - 15H27

Diocese de Petrolina (PE) encerra Ano Santo Diocesano neste sábado

Logo da Diocese de PetrolinaA Diocese de Petrolina, em Pernambuco, celebra neste sábado, 22, o encerramento do Ano Santo Diocesano. O ano celebrativo iniciado na Solenidade de Cristo Rei em 2013 teve como objetivo comemorar os 90 anos de criação da diocese.

Ao longo da última semana a diocese reuniu os fiéis em diversas atividades. Nesta sexta, 21, às 20h, a programação será diferenciada. O cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis dirige a conferência “A Família, Igreja doméstica, exulta de alegria no Senhor!”, voltada para a juventude e a família, no Centro Cultural do Colégio Dom Bosco, com capacidade para 600 pessoas. Um telão será instalado do lado de fora para que mais fiéis possam acompanhar a fala do cardeal.

Segundo o bispo diocesano, dom Manoel dos Reis de Farias, a presença do cardeal está sendo aguardada com expectativa por toda a diocese. “Hoje com alegria receberemos o nosso cardeal e as atenções de toda a diocese estão voltadas para esse momento”, contou ao A12.

Dom Manoel falou ainda sobre a proposta do ano celebrativo como oportunidade privilegiada para que os fiéis avaliassem o seu empenho pela evangelização. “O nosso objetivo foi colocar a Igreja em estado permanente de missão, esse que é o desejo premente de Jesus, e que o Papa Francisco tem incentivado. O intuito é fazer com que a Igreja tenha mais animação e avance para águas mais profundas”, assinalou o bispo. 

Dom Manoel avaliou também o empenho de todo o clero e fiéis ao longo do último ano, considerando que mesmo com uma boa atuação pastoral é necessário ainda avanços e, por isso, um plano de pastoral foi organizado voltado para a atuação dos leigos, para que eles tenham cada vez mais consciência de sua responsabilidade enquanto Igreja.

 

No encerramento será abençoado o novo presbitério da Catedral. Com este ato a diocese quer dar início ao programa de restauro de toda a igreja. 

No sábado, 22, dia do encerramento, às 18h, na Catedral, será realizada a bênção do novo presbitério. Ao longo dos seus mais de 80 anos de história, dom Manoel contou que a igreja nunca recebeu uma reforma. Com este ato, a diocese quer dar início ao programa de restauro de toda a igreja. A bênção será dada pelo cardeal Raymundo Damasceno. Na ocasião serão abençoados, o altar, a cátedra e o ambão que foram totalmente reformados. Em seguida, acontece a missa solene na Concha Acústica, que fica ao lado da igreja. Ao final, um show encerra a programação jubilar.

A Diocese de Petrolina foi erigida a 30 de novembro de 1923, pelo Papa Pio XI, desmembrada da Diocese de Pesqueira. Em 16 de junho de 2010, cedeu parte de seu território para a criação da diocese de Salgueiro. Seis bispos dirigiram a diocese desde a sua criação. O primeiro foi Dom Antônio Maria Malan, que permaneceu na diocese entre os anos de 1924 e 1931. Dom Manoel, o sétimo bispo, assumiu a função em 2011. Reside na diocese o bispo emérito, Dom Paulo Cardoso da Silva.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...