Por Elisangela Cavalheiro Em Assembleia Geral CNBB

Dom Belisário destaca intenso trabalho da 52ª AG para fomentar uma Igreja missionária

Reunidos em Aparecida desde o dia 30 de abril, bispos de todo o Brasil se reuniram pela última vez nesta sexta-feira, 9 de maio, no Altar Central do Santuário Nacional para a missa de encerramento da 52ª Assembleia Geral da CNBB. A missa foi presidida pelo vice-presidente da CNBB, dom José Belisário Silva e concelebrada pelo presidente da entidade, o cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis e pelo secretário-geral, dom Leonardo Steiner.

Missa de encerramento da 52ª AG da CNBB (Foto Anna Laura Barreto)

O encontro do episcopado brasileiro discutiu a renovação das paróquias com o tema ‘Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia’. Desafio que propõe às paróquias uma atuação decididamente missionária ao sair de si mesma para ir ao encontro daqueles que estão afastados da vida comunitária e fazer conhecida a boa nova de Cristo.

Dom José Belisário fez uma longa saudação de agradecimento durante a homilia, destacando o esforço de todos ao longo da assembleia e disse que a memória desse encontro irá deixar saudade. “O que nós vamos levar desta assembleia? Certamente vamos levar a lembrança e a saudade dos dias de alegre convivência”, sublinhou.

Missa de encerramento da 52ª AG da CNBB (Foto Anna Laura Barreto)

O vice-presidente lembrou que a assembleia começou falando da Igreja desejada pelo Papa Francisco: “Uma Igreja missionária e descentrada”, disse. “Uma Igreja configurada colegialmente, uma Igreja inculturada, uma Igreja de discípulos missionários, uma Igreja que testemunha na vida a sua fé em Jesus Cristo, e finalmente, uma Igreja dos pobres”, completou. 

Dom Belisário prosseguiu falando que no seu encerramento a 52ª AG indica três ações para “realizar esse desejo do Papa”.

A primeira, o novo documento sobre o Tema Central, que ressalta a conversão pastoral das paróquias, em segundo, a preocupação da Igreja com a questão agrária brasileira e a aprovação de um novo documento contemplando a abordagem pastoral sobre o tema. “A Mãe Igreja que se preocupa com a Mãe Terra e com todos que nela vivem e trabalham", sublinhou. Por último, ressaltou o texto sobre o papel dos leigos e leigas que deverá ser aprofundado ao longo desse ano.

“Por muitos motivos nós somos gratos a Deus e a celebração dessa Eucaristia quer agradecer a Deus especialmente esses dias nesta assembleia e todos os momentos que vivemos aqui nesse Santuário aos pés de Nossa Senhora”, encerrou. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Assembleia Geral CNBB

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...