Por Redação A12 Em Igreja

Dom Francisco Barroso conta em livro a história de seu avô, Tonico Barateiro

O bispo emérito de Oliveira dom Francisco Barroso Filho, lança na noite desta terça-feira, 16, na sede da Academia Marianense de Letras, em Mariana (MG), um livro em homenagem ao seu avô. Dono de uma memória excepcional e histórias marcantes sobre sua família, o bispo relata no livro a generosidade do patriarca da família Freitas.

Foto de: reprodução.

Dom Francisco Barroso

A publicação apresenta um “encontro amoroso”
do bispo com a vida de seu avô materno..

O livro intitulado “A grandeza de um pequeno projeto” conta fatos da vida de Antônio Luiz de Freitas, conhecido como ‘Tonico Barateiro’.

Para o presidente da Academia Marianense de Letras professor Roque Camêllo, a publicação apresenta um “encontro amoroso” do bispo com a vida de seu avô materno. “Lendo-o, haurimos uma grande lição de vida e aprendemos a partilhar e a multiplicar a fé”, assinala Camêllo.

Tonico Barateiro nasceu em Catas Altas da Noruega em 1860 e viveu nas cidades mineiras de Rio Espera, Ouro Preto e Cipotânea.

Na cerimônia de lançamento, o bispo receberá uma saudação especial da professora Hebe Rola e a Academia Infantojuvenil e o grupo de teatro da Casa de Cultura - Academia Marianense de Letras farão uma homenagem ao escritor antes da sessão de autógrafos.

Dom Barroso é formado em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana de Roma, além de ter cursos de violoncelo e regência. Sendo um homem da cultura, foi regente e fundador do Coral e Orquestra São Pio X, o Museu do Aleijadinho e a Escola de Música de Ouro Preto. É membro de Academias além de autor de vários livros: “Museu do Aleijadinho”, Santa Teresinha e as Pastorais”, “A Espiritualidade na Arte”, “Ateísmo Contemporâneo”, “Reminiscências Históricas” e “Tricentenário de Ouro Preto”.

"'A grandeza de um pequeno projeto’ é um rosário a dedilhar com amor, deixando seus ensinamentos penetrarem nossa alma e nossa vida", finaliza Camêllo.

Serviço:

O evento será realizado a partir das 19h30, na sede da Academia, antigo solar onde funcionou a Intendência do Ouro, no século XVIII, localizado à rua Frei Durão, 84, Centro Histórico de Mariana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...