Por Valquíria Vieira Em Igreja

Dom Murilo Krieger fala sobre a Campanha para a Evangelização

evangelija2014_300x400A CNBB realiza há 16 anos a Campanha para a Evangelização no Tempo Advento com o objetivo de despertar nos fiéis o compromisso evangelizador e a responsabilidade pela sustentação das atividades pastorais da Igreja no Brasil.

Em 2014 a campanha intitulada “Evageli.já” apresenta o lema “Cristo é nossa paz”​, em entrevista ao A12.com o arcebispo de Salvador (BA), Dom Murilo Krieger, primaz do Brasil e presidente da Comissão Episcopal da Campanha para a Evangelização, falou sobre a relação entre o a mobilização pela evangelização e o tempo do advento e o lema escolhido para 2014.

Dom Murilo explicou ainda sobre o gesto concreto realizado durante a Campanha e a expectativa para a continuidade dos projetos de evangelização.

Confira a entrevista:

A12 - A Campanha para evangelização acontece no tempo do Advento. Qual a relação da campanha com esse tempo litúrgico?

 

"A Campanha para a Evangelização procura motivar as comunidades para rezar, refletir e contribuir com ofertas para que a evangelização - que consiste no dom de Jesus - se expanda por toda a parte".

Dom Murilo: O Advento é tempo litúrgico em que celebramos o grande dom que o Pai deu ao mundo: Seu Filho Jesus. A Campanha para a Evangelização procura motivar as comunidades para fazer o mesmo: rezar, refletir e contribuir com ofertas para que a evangelização - que consiste no dom de Jesus - se expanda por toda a parte. Afinal, há muitas pessoas que não conhecem a Boa Nova de Jesus. Nem todos podem sair pelo Brasil num trabalho missionário; todos podem, porém, contribuir para que isso aconteça, colaborando com quem pode evangelizar, mas não tem recursos econômicos para isso.

A12 - Esse ano a campanha traz o lema “Cristo é nossa paz”​, qual reflexão a campanha propõe em torno desse tema?

Dom Murilo: O anúncio do Natal é um anúncio de paz, de alegria e de esperança. Queremos colaborar decididamente para que a sociedade supere a violência e construa a paz. Queremos motivar as pessoas, as famílias e a sociedade a aprofundar os laços de confraternização entre todos. Enfim, queremos criar uma cultura da paz - e não se pode conseguir isso sem uma referência direta àquele que veio até nós para nos trazer a paz.

A12 - A campanha propõe o gesto concreto que acontece no dia 14/12 com a coleta das celebrações desse dia. Qual o propósito dessa coleta e quais outros gestos concretos essa campanha indica?

Dom Murilo: Evangelizar tem um custo, pois supõe organização, viagens, aquisição de materiais etc. As estruturas da Igreja - paróquias, dioceses, conferência episcopal etc. - se constituem nos grandes agentes motivadores das iniciativas de evangelização. É mais do que justo, é uma graça e um privilégio colaborar e dar a sua contribuição para que a evangelização aconteça.

 

"É mais do que justo, é uma graça e um privilégio colaborar e dar a sua contribuição para que a evangelização aconteça".

A12 - A evangelização é uma missão permanente da Igreja. Qual a expectativa para o pós- campanha, já que a evangelização não para?

Dom Murilo: Com os recursos obtidos na coleta da Campanha para a Evangelização pode-se fazer novos projetos, assumir novos desafios e ajudar iniciativas que não podem ser executadas porque faltam os necessários recursos. Com as contribuições da Coleta da Campanha para a Evangelização, ganharão as Dioceses, pois 45% dos recursos ficarão para os seus trabalhos de evangelização; ganhará o respectivo Regional da CNBB, para o qual serão destinados 20% dos recursos obtidos; e ganhará a CNBB Nacional (35%), que terá recursos para suas próprias necessidades e para ajudar dioceses carentes.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...