Por Valquíria Vieira Em Igreja

Dom Petrini fala sobre a 6º Peregrinação e 4º Simpósio da Família

A 6ª Peregrinação e o 4º Simpósio Nacional da Família, com o tema “Família: caminhar com a luz de Cristo e a sabedoria do Evangelho” acontecerá em Aparecida (SP) nos dias 24 e 25 de maio de 2014.

O A12.com conversou com o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Família, Dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari (BA), que falou sobre a reflexão do tema, a realidade da família brasileira e a expectativa para o evento em Aparecida.

A12 - Qual o objetivo do tema da 6ª peregrinação e 4º simpósio da Família?

Dom João Carlos PetriniDom Petrini -O Objetivo do tema da 6ª Peregrinação da Família a Aparecida e do 4º Simpósio é fortalecer a família, para que possa enfrentar com maior tranquilidade tantos desafios, contrariedades e conflitos que vão acontecendo no dia a dia. É importante poder contar não somente com as próprias capacidades, mas com a luz que é Jesus Cristo, com sua presença divina entre nós e com a sabedoria do Evangelho. A convivência em família torna-se cada vez mais complexa pela diversificação dos interesses e pela pluralidade de visões que se cruzam entre os seus diversos membros. Dessa maneira, a unidade e a paz, a harmonia e o gosto de partilhar a vida em família são ameaçados e devem ser reconquistados a cada dia. Poder contar com amigos de caminhada na fé, estar ligados a uma comunidade cristã ou a um movimento que ajuda a reconhecer a presença de Jesus Cristo e a alimentar-se de sua Palavra constituem caminhos para responder positivamente a esses desafios, construindo uma unidade ainda mais profunda.

A12- O simpósio deve refletir sobre a realidade da família brasileira, diante dessa reflexão quais as preocupações atuais com a família?

 

"As principais preocupações atuais com a família é que ela continue sendo espaço de realização humana para os seus membros"

Dom Petrini - As principais preocupações atuais com a família é que ela continue sendo espaço de realização humana para os seus membros, de felicidade e de crescimento, em outras palavras, que a família seja realmente o lugar da cooperação entre os sexos e entre as gerações. Muitas vezes, esta cooperação é substituída por disputa de poder, por uma espécie de concorrência que coloca os membros em competição um contra o outro. Outras vezes, sobre esta cooperação prevalece o desinteresse pelo outro, a indiferença a sua situação de vida. Isto se verifica especialmente com relação a idosos e doentes. É claro que dessa maneira, os membros da família perdem o melhor, perdem a possibilidade de experimentar a alegria e a felicidade que acompanham a partilha da vida e das responsabilidades, a atenção recíproca e para com os mais frágeis.

A12 - Qual mensagem  podemos deixar para a famílias que virão a Aparecida para a Peregrinação e Simpósio?

Dom Petrini - A mensagem para as família que estarão em peregrinação em Aparecida é de esperança: A figura de Maria nos convida a olhar para a família sagrada de Nazaré. Imaginemos a presença de Jesus, menino de colo de início, depois criança, adolescente, jovem e, por final, adulto, e as relações que ele vivia com sua mãe Maria e com seu pai de criação São José, com os amigos e com o trabalho, com a Sagrada Escritura , com a vivência religiosa e com a oração. Podemos imaginar uma beleza nos relacionamentos, uma profundidade nos olhares, uma atenção nos cuidados recíprocos, uma disponibilidade de cada um a doar-se até com sacrifício para o bem dos outros. Tudo isto constitui para nós hoje um estímulo para podermos pensar e melhorar nossos contextos cotidianos. Caríssimos irmãos e irmãs em peregrinação, acolhamos em nossas casas esta luz e esta paz própria da Sagrada Família, a Virgem Maria nos acolha a todos em sua casa e nos cubra com o seu manto para nos proteger de todos os perigos e nos oriente para que se multiplique entre nós a alegria do Evangelho.  

A12 - Da peregrinação e simpósio das famílias deve sair algum documento? Qual a expectativa para o pós evento?

Dom Petrini - Mais do que um documento escrito, esperamos que, ao retornar para casa, cada um possa levar muitas coisas. Além da comoção por tudo aquilo que vimos, ouvimos e tocamos com as nossas mãos nesses dias, de beleza e de sabedoria, de misericórdia e de alegria, desejamos que cada um leve a certeza de que somos amados por Deus e a firme decisão de vivermos enraizados em Cristo. Assim, conduzidos pela Virgem, poderemos entra na familiaridade com Jesus e andar neste mundo pelo caminho de plenitude, e contemplar a verdade esplendorosa do amor que se doa, vendo crescer cada dia a vida da nossa alegria e da nossa esperança.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...