Por Redação A12 Em Igreja

Dom Vilson Dias de Oliveira celebra 30 anos de seu ministério presbiteral

Nesta terça-feira (22), Dom Vilson Dias de Oliveira, bispo diocesano de Limeira (SP), celebra 30 anos de sua ordenação presbiteral e consequentemente sua dedicação à Igreja e ao povo de Deus. 

Dom Vilson Dias de Oliveira, bispo de Limeira

Dom Vilson exerce seu ministério episcopal em Limeira desde o dia 15 de Setembro de 2007. A diocese compreende 16 cidades, 84 paróquias e um número expressivo de pastorais, movimentos e outros serviços de atendimento aos fiéis e a população da diocese. 

Desde o início de seu ministério episcopal, dom Vilson ordenou 43 presbíteros diocesanos (até dezembro de 2013), 3 presbíteros religiosos e 12 diáconos permanentes e crismou em torno de 30 mil jovens. Neste período como bispo diocesano de Limeira, novas 35 paróquias e quase paróquias foram criadas, além de uma nova dinâmica nos trabalhos pastorais com sua presença. Em setembro de 2013, no Santuário Santo Antônio de Pádua, em Americana, presidiu a ordenação episcopal do monsenhor José Carlos Brandão Cabral, presbítero do clero diocesano de Limeira, bispo para a Diocese de Almenara (MG).

Antes desta diocese, exerceu seu ministério presbiteral na Diocese de Chapecó (SC), na Arquidiocese de São Paulo, na Diocese de Santos e na Diocese de Caraguatatuba (SP) e também foi assessor da Dimensão Bíblico-Catequética da CNBB em Brasília, de 1999 a 2003, além de bispo referencial para a Pastoral da Comunicação, do Regional Sul 1 (São Paulo), de 2007 a 2011, e atualmente, no mesmo Regional, é bispo referencial para a Catequese. 

Nesta terça-feira (22), não haverá uma missa comemorativa na diocese, porque dom Vilson embarca para Roma onde participará da canonização dos Papas JoãoPaulo II e João XXIII. Na última segunda-feira (14), um almoço festivo com o clero da diocese marcou a comemoração.  

Breve biografia

Dom Vilson Dias de Oliveira nasceu no dia 26 de novembro de 1958, na cidade de Guaíra (SP), filho de João Dias de Oliveira e Elza Atayde de Souza Oliveira. Ingressou no Seminário menor em 1970, em sua cidade, na Congregação dos Padres da Doutrina Cristã (Doutrinários), inspirada no carisma do Bem-Aventurado Padre César de Bus (1544-1607). Fez os seus primeiros votos no dia 02 de fevereiro de 1978 e a Profissão Perpétua no dia 18 de fevereiro de 1982. Foi ordenado presbítero no dia 22 de abril de 1984, em Guaíra.

Estudou filosofia e teologia, fez curso na Universidade Urbaniana de Roma (Itália) na área de Missiologia, em 1990, depois fez Mestrado na área de Teologia Pastoral, de 1998 a 1999, na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, defendendo a tese sobre 'Catequese com Adolescentes, desafios e compromissos'. 

No dia 13 de junho de 2007, foi nomeado para Bispo da Diocese de Limeira, pelo Santo Padre Bento XVI. A nomeação foi transmitida ao mesmo no dia 25 de maio de 2007, na cidade de Aparecida (SP), durante a V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, pelo Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri. Dom Vilson, iniciou seu ministério episcopal como 5º Bispo Diocesano da Diocese de Limeira, no dia 15 de Setembro de 2007.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...