Por Polyana Gonzaga Em Igreja

Encontro da Pascom debate transformações socioculturais e tecnologia digital

Foto de: A12

Encontro da Pascom debate transformações socioculturais e tecnologia digital

Encontro Nacional da Pascom acontece em Aparecida (SP).

‘Comunicação e mudanças socioculturais provocadas pelas tecnologias digitais’. Este foi o tema do primeiro painel do 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) e 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, que acontece até domingo (27), em Aparecida (SP).

O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Cláudio Maria Celli, por videoconferência, falou aos participantes palavras de ânimo e esperança, enfatizando pontos relevantes sobre a comunicação como ‘Cultura do Encontro’ e o Documento de Aparecida. O jornalista Elson Faxina, mestre em Ciências da Comunicação e doutorando em comunicação pela Unisinos também participou do painel.

Na ocasião, Dom Cláudio destacou que é preciso testemunhar o Evangelho como discípulos e estar presente nas redes sociais, nas novas tecnologias. “Como o Documento de Aparecida nos pede, somos chamados a ser discípulos; cada discípulo é missionário à medida que dá o seu testemunho”, afirmou.

Falando sobre a presença da Igreja nas novas tecnologias, sobretudo nas redes sociais, Dom Cláudio perguntou aos participantes ‘como estamos presentes nas novas tecnologias como Igreja discípula e missionária?’. Para ele, é necessário enxergar este ambiente como um desafio e uma oportunidade.

Dom Cláudio perguntou a si e aos comunicadores e agentes de pastorais presentes ‘Como demonstrar, comunicar a verdadeira mensagem de Jesus?’.

 

"Eis no que consiste a verdadeira sabedoria: num olhar novo sobre a vida, que nasce do encontro com Jesus" (Papa Francisco)

Citando as palavras do Papa Francisco, Dom Cláudio respondeu que "Eis no que consiste a verdadeira sabedoria: num olhar novo sobre a vida, que nasce do encontro com Jesus". E completou: “Devemos fazer do desafio de estar presente nas redes sociais uma oportunidade. A tecnologia é importante, mas o mais importante é ver o que temos no coração e transmitir o que se sente, pois somos transmissores de sabedoria”, afirmou.

Complementando as palavras de Dom Cláudio Maria Celli, Elson Faxina destacou alguns pensamentos do filósofo canadense Marshall McLuhan sobre as transformações sociais e culturais sofridas pela sociedade com a revolução e impacto das novas tecnologias na vidas das pessoas.

O palestrante falou sobre alguns aspectos dessa mudança como a necessidade dos indivíduos de só se sentirem cidadãos se estiverem conectados, onde se aprende fazendo, pensa-se com o coração e não com a razão, cria-se vínculos pela paixão e não pela obrigação e onde se pluralizam-se as comunidades por afinidade.

“Existem algumas críticas possíveis em cima deste indivíduo que busca pela felicidade imediata, de uma sociedade consumista, pouco afeita ao aprofundamento dos temas e que ainda acredita ser informada”, destacou.

Completando seu raciocínio, Elson Faxina afirma que após este período surge um ‘novo’ ser humano, onde ele não quer ser massa, mas indivíduo, que não quer ser número, mas protagonista, que é afeito ao ‘novo’ e às explicações simplificadas de tudo.

Foto de: A12

Encontro Nacional da Pascom

Elson Faxina fala sobre desafios da comunicação da
Igreja diante das novas tecnologias.

Sobre os desafios da evangelização nesse contexto, Elson acredita que seja necessário retomar a diferença de ter medo de Deus e do temor a Deus, de impor a fé e de propor a fé e, principalmente, de divulgar o Evangelho e sim testemunhar o Evangelho.

“É preciso aproveitar as novas tecnologias para capacitar as nossas lideranças, oxigenar as nossas comunidades e nos desenvolver em novos espaços. Precisamos aprender a ‘fazer comunicação com a sociedade’ e não ‘para a sociedade’”, concluiu.

As atividades do 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) e 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores prosseguem até domingo (27), no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional, em Aparecida.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...