Por Polyana Gonzaga Em Igreja

Encontro em Aparecida (SP) apresenta realidades da Catequese no Brasil

Aparecida (SP) sedia, desde quarta-feira (02), o Encontro de Comissões Episcopais Regionais de Catequese do Brasil. O evento acontece na Pousada Bom Jesus.

Foto de: A12.com

Encontro de Comissões Episcopais Regionais de Catequese do Brasil

Encontro reuniu bispos e coordenadores de Catequese.

O encontro é uma iniciativa do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e reúne os responsáveis e bispos referenciais das Comissões Episcopais para a Catequese de cada um dos regionais da CNBB.

O objetivo é a discussão da situação da catequese nas diversas igrejas particulares, assim como estreitar os vínculos de comunhão eclesial e de comunicação com os responsáveis por animar essa importante pastoral.

Segundo o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-catequética da CNBB e Arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antônio Peruzzo, esta é uma das reuniões de uma série que vai tocar as diferentes macrorregiões eclesiais do mundo. Através destas reuniões internacionais, a Congregação tem como objetivo fazer um estudo sobre o estado da catequese no mundo, de acordo com a sua missão.

Dom Peruzzo destacou que um dado muito significativo para o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização é conhecer as experiências de fé partilhadas e vividas na Igreja em diferentes partes do mundo.

“Este encontro é algo bem significativo, pois o Pontifício Conselho quer vir aos mais diferentes países e ver como a evangelização, mais especificamente a catequese, se desdobra. Queremos ver e ouvir as experiências e a criatividade evangelizadora da Igreja para que aprendamos”, afirmou.

De acordo com Dom Peruzzo, a Igreja está preocupada com o futuro da catequese em um mundo onde as famílias convivem com um secularismo agressivo, mas ressaltou que existem inúmeras boas iniciativas e experiências criativas. “Experiências difusas pelo Brasil afora mostram a potência evangelizadora da Igreja. A experiência da Igreja está cada vez mais criativa. Não temos apenas desafios, mas temos belas experiências de evangelização”.

O encontro apresentou muitas sugestões e experiências realizadas a partir da realidade de cada região do Brasil que serão levadas para outros lugares do mundo.

“Embora sejam grandes os desafios e graves os problemas, ainda existem experiências maravilhosas de fé partilhadas mediante a criatividade catequética”.

O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização já realizou encontros na Europa e América do Norte com o intuito de fazer um panorama da catequese no mundo todo.

O encontro em Aparecida (SP) será concluído nesta sexta-feira, 4 de setembro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...