Por Redação A12 Em Igreja

Encontro no RS reúne diáconos permanentes de todo o Brasil

Foi encerrado ontem (4) em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, o 13º Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais. Com o tema “Diáconos e os desafios da Nova Evangelização”, e lema “Vós sois a Luz do Mundo” (Mt 5,14), o encontro reuniu aproximadamente 80 diáconos, esposas dos diáconos, padres e religiosos, para discutir temas relacionados com a formação dos diáconos.

Encontro de Formadores de Escolas Diaconais no RS

Iniciado na terça-feira (2) o encontro contou com palestras de diversos bispos, inclusive do bispo referencial dos diáconos do Brasil, dom Esmeraldo Barreto de Farias, arcebispo de Porto Velho (RO), e do assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, padre Deusmar Jesus da Silva.

Com momentos de reflexão, discussão e partilha sobre o ministério diaconal, a missão ad gentes, os desafios da Nova Evangelização na formação diaconal, os 50 anos da restauração do Diaconado Permanente, as Diretrizes para o Diaconado Permanente (documento 96 da CNBB) e a memória histórica dos doze encontros nacionais de formação, o encontro teceu um itinerário enriquecedor para todos os participantes.

Entre as preocupações lançadas pelos palestrantes, a pouca participação dos diáconos na ação pastoral da caridade. “Há diáconos que após a ordenação praticamente optam apenas pela ação litúrgica, em detrimento do ministério da Palavra e da Caridade”, destacou nota da Comissão.

Do encontro resultou um documento final que será apresentado para as instâncias de coordenação do ministério diaconal e da CNBB e que depois será tornado público no site da Comissão Nacional.

Ao final do encontro foi divulgada a proposta para o local do 14º Encontro Nacional em 2016, que poderá ser realizado no Recife, em Pernambuco ou Palmas, no Tocantins. A decisão será tomada na próxima reunião do Conselho Consultivo da CND em outubro deste ano.

No Brasil, existem 70 escolas diaconais que zelam pela formação dos diáconos permanentes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...