Por Valquíria Vieira Em Igreja

Basílica Menor de Santo Antônio de Pádua: vínculo com a Igreja de Roma e com o Santo Padre

O Santuário Santo Antônio de Pádua, em Americana (SP), foi elevado pelo Vaticano ao grau de Basílica menor. O decreto de criação foi apresentado pelo Bispo Diocesano da Diocese de Limeira (SP), Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, no mês de junho.

Em entrevista ao A12.com, Dom Vilson falou sobre todo o processo percorrido para a elevação a esse grau e sobre a preparação para a solenidade de instalação da basílica que acontecerá em novembro.

Foto: Assessoria de Imprensa/Basílica Sto Antonio

Dom Vilson decreto-de-elevaçãodio.jpg

Dom Vilson e padre Pedro Leandro Ricardo
com o decreto de elevação ao grau de basílica

A12 - O que motivou a Diocese de Limeira a pedir ao Vaticano a elevação do Santuário de Santo Antônio ao grau de Basílica?

Dom Vilson - O Santuário Santo Antônio de Pádua, situado em Americana (SP), tornou-se um referencial para as pessoas da Diocese de Limeira (SP), que compreende 16 municípios, na vivência da fé e da missão como seguidores de Cristo. Desde que foi elevado ao grau de Santuário Diocesano, no dia 13 de junho de 2013, a Paróquia de Santo Antônio de Pádua ganhou uma nova configuração nos trabalhos pastorais da comunidade, principalmente, com os novos horários de missas e confissões diariamente. Sendo assim, toda a ação evangelizadora do Santuário considerou a realidade da pastoral urbana da cidade e da Igreja Particular de Limeira e a dimensão missionária que a comunidade precisa assumir para testemunhar o Evangelho de Cristo na construção do Reino de Deus.

 

"...nossa Diocese de Limeira reconheceu a importância de fazermos o pedido para o título de Basílica para fortalecer, ainda mais, o nosso vínculo com a Santa Sé, principalmente, com o Papa Francisco..."

Com efeito, o Conselho de Pastoral do Santuário, juntamente com o seu reitor Padre Pedro Leandro Ricardo, elaboraram o Plano de Pastoral do Santuário tendo como missão, primeiramente, a acolhida dos peregrinos na Igreja Santuário que torna-se a Casa comum de todos os cristãos. Depois, a missão é de zelar pela Sagrada Liturgia, propiciando momentos celebrativos que ajudem as pessoas a rezar.

Todos os dias no Santuário acontecem a oração da Liturgia das Horas e do Terço antes das Missas, às quintas-feiras realiza-se a Exposição do Santíssimo Sacramento com a Hora Santa Vocacional e às sextas-feiras as Celebrações Penitenciais. Contudo, por ser uma Igreja centenária e arquitetonicamente ser considerada a maior no estilo neoclássico do Brasil, nossa Diocese de Limeira reconheceu a importância de fazermos o pedido para o título de Basílica para fortalecer, ainda mais, o nosso vínculo com a Santa Sé, principalmente, com o Papa Francisco, e assumirmos com mais fidelidade e dedicação a missão de construirmos a Igreja de Cristo.

A12 - Quais são os requisitos exigidos para um santuário ser elevado ao grau de Basílica?

Dom Vilson - A Casa da Igreja, ou Casa de Deus e da Comunidade Cristã, sempre se distinguiu por sinais destacados da mesma Santa Igreja, Esposa de Cristo, que no mundo é presente e peregrina.

Tem sido preocupação constante da Santa Mãe Igreja promover o esplendor e a beleza da Casa de Deus e, por essa razão, nunca deixou de estabelecer normas para salvaguardar e incrementar - conforme as condições de tempo, lugar e povo - a dignidade dos edifícios sagrados. Além disso, a mesma fé e piedade dos cristãos contribuiu muitas vezes para que se fizesse os mais belos e dignos templos edificados no decorrer dos séculos.

Também os Sumos Pontífices têm demonstrado particular munificência àquelas igrejas que se distinguem das outras, como as que neste último século obtiveram o título de Basílica Menor.

Embora as igrejas do mundo, grandes ou pequenas, antigas ou novas, famosas ou desconhecidas, sejam igualmente dignas de veneração e respeito, pelo caráter sacro que lhes é conferido pela Dedicação a Deus e ao seu culto, para o uso de uma comunidade cristã, muitas delas se sobressaem por sua monumentalidade, preciosidade artística, importância histórica e função pastoral.

Entre as Igrejas de uma Diocese, tem lugar principal e também maior dignidade, a Igreja Catedral, na qual está colocada a cátedra, símbolo do magistério e poder do Bispo, pastor da mesma Diocese e sinal de comunhão com a Cátedra de Pedro, em Roma. Seguem-se as Igrejas Paroquiais, que são as sedes das diversas comunidades da Diocese.

Destas Igrejas e de outras de denominações diversas, algumas possuem peculiar importância quanto a vida litúrgica e pastoral, podendo ser condecoradas pelo Soberano Pontífice com o título de BASÍLICA MENOR, o que significa um vínculo particular com a Diocese Romana e o Papa.

Muitas igrejas têm reconhecimento público de suas características peculiares e, por isso, são elevadas a uma particular dignidade ou condecoradas de um especial título de reconhecimento, destacando-se as BASÍLICAS MENORES, dispersas por todo o mundo, e que no seu título exprimem uma referência especial às Basílicas Maiores, próprias da cidade de Roma, sede do Vigário de Cristo.

Pela Constituição Apostólica Pastor Bonus, de 28 de junho de 1988, o Soberano Pontífice João Paulo II estabeleceu a nova normativa para a Cúria Romana, sendo que no Número 69 definiu que a Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos é competente acerca da concessão do título de Basílica Menor. Portanto, a Santa Sé pode elevar, a qualquer hora, à dignidade de Basílica Menor qualquer igreja insigne, de qualquer grau, intra e extra-urbem, concedendo-lhe o título e os privilégios próprios das homônimas romanas.

Arte do Brasão da nova Basílica: Divulgação/Assessoria de Imprensa

brasao

O criador do Brasão foi o heraldista Raul Breno Marquardt do Atelier Heráldico com a elaboração do
Padre Carlos Alberto Baptistine, C.Ss.R.



 

A12 - Qual a importância da nova Basílica para a Diocese de Limeira?​ E qual o seu papel na evangelização?

Dom Vilson - A concessão do título de Basílica Menor ao Santuário, intensificando o vínculo com a Igreja Particular de Roma e com o Santo Padre, quer promover a sua exemplaridade como verdadeiro centro de ação litúrgica e pastoral da Diocese de Limeira.

A12 - Como estão os preparativos para o evento de instalação da basílica? E qual a expectativa para esse dia?

Dom Vilson - A missa de instalação da Basílica de Santo Antônio de Pádua será no dia 30 de novembro às 10h, presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e concelebrada por mim, Dom Vilson, Bispo Diocesano de Limeira.

Foto:Assessoria de Imprensa/Basílica Sto Antonio

reitor_padre_leandro_ricardo_800x600

Padre Pedro Leandro Ricardo na apresentação
do brasão da Basílica

Entre os preparativos para essa solenidade foi elaborado o Brasão da Basílica com a umbrela e as chaves pontifícias, e o Selo para os documentos oficiais da nova Basílica Santuário.

Na parte externa, particularmente no átrio da nova Basílica Santuário, ficarão o escudo pontifício e os brasões do Papa Francisco e do Bispo Diocesano de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira, DC.

Próxima à porta central estará a Placa comemorativa com a inscrição em latim do decreto original da criação da Basílica Menor. Ainda, em todas as portas da Basílica terão os escudos pontifícios.

Para a parte interna da Basílica Santuário, estão sendo confeccionadas as insígnias papais: a umbrela (espécie de guarda-chuva que lembra o Papa e que a Basílica Menor é território pontifício) e o tintinábulo (significa sino pequeno que juntamente com a umbrela seguem nas procissões).

O decreto original ficará exposto na Basílica num quadro próprio para visitação.

Nos objetos litúrgicos, especialmente nos cálices e âmbulas, serão acrescentadas as chaves pontifícias e nas alfaias o brasão da Basílica.

Para a solenidade de instalação da Basílica foram formadas 8 Comissões Pró Basílica: Comissão Central, formada pelo Reitor Padre Pedro Leandro Ricardo e os coordenadores das seguintes Comissões: Liturgia, Finanças, Comunicação, Infra-estrutura, Acolhida, Apoio e Ornamentação.

Nesse sentido, alguns encaminhamentos já foram feitos pelo Reitor da Basílica e pelas comissões. Além das insígnias pontifícias e os escudos da Basílica Menor, estão sendo confeccionados os paramentos especiais para a Santa Missa, bem como casulas e estolas para todos os concelebrantes. O Coral Polifônico da Basílica Santuário que cantará a liturgia da missa, na ocasião entoará pela primeira vez o Hino Oficial da Basílica.

O roteiro da missa está sendo preparado pela Comissão Diocesana de Liturgia, juntamente com a Pastoral da Liturgia da Basílica Santuário, segundo as orientações do Pontifical Romano.

Ainda, a Comissão Diocesana de Liturgia elaborará um roteiro de orações no formato de Círculos Bíblicos para serem utilizados pelas famílias a partir da segunda quinzena de outubro retratando as seguintes motivações e intenções: a elevação da Basílica e os 40 anos da Diocese de Limeira.

Tendo em vista a formação missionária e eclesial dos fieis e peregrinos, serão elaborados folhetos catequéticos sobre os ofícios e deveres da Basílica Menor para conscientizar a todos da missão de edificar a Igreja de Cristo.

Contudo, toda a nossa Diocese de Limeira formada pelos padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas, temos a responsabilidade de colaborar na ação evangelizadora da Basílica Menor de Santo Antônio de Pádua através da comunhão e da participação efetiva nos momentos celebrativos.

Por isso, todos estão convidados para concelebrar e participar da Missa Solene de instalação da Basílica de Santo Antônio de Pádua, cujo Decreto N. 273/14 foi assinado no dia 31 de maio de 2014 pelo Cardeal Antonio Canzares Llovera, prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.

 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...