Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Entrevista: Encontro de Casais com Cristo celebra 45 anos de atuação

Em 1970 nascia na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na capital paulista, um serviço de evangelização para a família católica brasileira. O Encontro de Casais com Cristo mais conhecido pela sigla ECC, que surgiu da inquietude do padre Alfonso Pastore acaba de completar 45 anos de atuação junto às famílias, especialmente os casais. Depois de quase meio século de existência o ECC está entre os serviços da Igreja que atinge todas as dioceses brasileiras. 

XVI Congresso Região Nordeste, Recife, em 2014.

O assistente eclesiástico nacional do ECC, o bispo de Presidente Prudente, dom Benedito Gonçalves dos Santos, em entrevista ao A12 avalia que ao longo de sua trajetória o ECC “sempre teve e terá um futuro brilhante” pela missão que realiza com a formação de casais para “uma vida autenticamente cristã”. Hoje, este serviço pode contabilizar mais de 3 milhões de casais que já participaram dos seus encontros. Mas, que para além dos números, colaborou para a vivência de uma nova história de fé para muitas famílias. 

Sobre este belo trabalho realizado pela Igreja no Brasil, o A12 entrevistou os membros do Conselho Nacional do ECC, dom Benedito Gonçalves e os casais, Ezio e Marisa e Pedro e Edna. Confira a entrevista: 

A12 - Qual a missão do Encontro de Casais com Cristo? 
Conselho Nacional -
A missão do Encontro de Casais com Cristo se direciona pela própria missão da Igreja. Atua especificamente na evangelização do matrimônio e da família, onde todos devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Parte do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB Doc. Nº 12) (DN-pág. 13).

 

"...ao passarmos pelo marco dos 45 anos de atuação do ECC e pela acelerada transformação pela qual vem passando a família, nosso maior desafio seja manter viva a chama vital e fundamental de seus princípios, valores e finalidades evangelizadoras". 

Através do casal, o ECC contribui de forma efetiva para que as famílias se constituam como Igrejas Domésticas, formadoras de pessoas, educadoras na fé e promotoras do desenvolvimento. 

A12 - Qual a maior contribuição do ECC à Igreja no Brasil?
Conselho Nacional -
 O ECC é um serviço/escola para evangelizar a família, primeiro núcleo de enculturação e da evangelização, que ao longo de 45 anos de existência foi vivenciado por 3.712.875 casais. Tem contribuído para despertar e formar casais para que vivam a riqueza matrimonial, tornando-se canais de graça para a família, a comunidade e a sociedade, pois uma vez evangelizados os casais assumem com alegria e amor os trabalhos pastorais na paróquia, e assim dão testemunho de verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo, tornando-se “sal da terra e luz do mundo”, e trabalhando para a formação de uma sociedade justa e fraterna. 

A12 - Como é organizado o ECC no Brasil?
Conselho Nacional -
O ECC está presente em todo o Brasil, atuando em 249 (Arqui) Dioceses (dados de 2014). Está estruturado nos 17 regionais seguindo a mesma divisão geográfica da CNBB. Sua estrutura é composta por 1 Conselho Nacional, 17 Conselhos Regionais, os quais acompanham os Conselhos (Arqui) diocesanos, que por sua vez auxiliam os Conselhos Paroquiais (Equipes Dirigentes). 

A12 - Ao completar 45 anos, como o ECC percebe o futuro deste trabalho?
Conselho Nacional -
 Não tanto pela quantidade, mas sim pela qualidade, pois os casais que vivenciaram o ECC e que são acolhidos pela comunidade local, criam raízes profundas na doutrina cristã e fazem da palavra de Deus, seu alimento e sua armadura, encontrando força para viver sua vocação e desempenhar com fidelidade sua missão. Assim o ECC – serviço/escola – sempre teve e terá um futuro brilhante, pois desperta o casal e forma-o para uma vida autenticamente cristã, e uma vez inserido em comunidade aprendem a viver unidos a Cristo, experimentando uma paz e uma alegria que o mundo não pode dar ou roubar, pois tornam-se em Cristo, novas criaturas, verdadeiros promotores da vida, promotores da paz. 

A12 - No Brasil, quais os dados mais relevantes de sua atuação?
Conselho Nacional - 
Não há como se destacar de forma isolada a atuação do ECC em setores da sociedade, pois ele não forma frentes de trabalho, mas sim conscientiza o casal de que sua capacidade e sua responsabilidade na transformação do mundo devem ser fundamentadas nos valores cristãos onde quer que o casal esteja presente; a começar pelo seu próprio lar, no trabalho, nas artes, na política e, sobretudo nas pastorais de sua comunidade. Contudo, temos um relatório que registra os dados atualizados até o ano de 2014, em números acumulados: 

- 249 (arqui) dioceses atingidas;
- 116.682 encontros realizados;
- 4.430 de paróquias atingidas;
- 3.712.875 casais que já fizeram os encontros. 

 

"Uma vez evangelizada a família, de modo particular os pais, estes se tornam pessoas de fé, vivem unidos a Cristo e assim vencem o pecado e a morte..."

A12 - Diante da realização do Sínodo dos Bispos sobre a família, como veem a vocação e a missão da família na Igreja e no mundo?
Conselho Nacional - 
A família, projeto de Deus e bênção da vida, apesar das diversas tempestades e tribulações por parte do mundo, precisa ser evangelizada, para que unida a Cristo, viva sua vocação e desempenhe com fidelidade sua missão. Uma vez evangelizada a família, de modo particular os pais, estes se tornam pessoas de fé, vivem unidos a Cristo e assim vencem o pecado e a morte, ou seja, tornam-se templo de graça e missão, trabalhando para que a vida plena esteja presente na sociedade. 

A12 - Enquanto casais que atuam na Secretaria Nacional do ECC, qual o maior desafio que enfrentam em sua missão?
Conselho Nacional -
 Cremos que, em conjunto com toda sua Estrutura de Direção, ao passarmos pelo marco dos 45 anos de atuação do ECC e pela acelerada transformação pela qual vem passando a família, nosso maior desafio seja manter viva a chama vital e fundamental de seus princípios, valores e finalidades evangelizadoras, levando sempre em conta a Doação, a Pobreza, a Simplicidade, a Alegria e a Oração. 

A12 - Uma breve mensagem de estímulo aos casais. 
Conselho Nacional -
 A família apesar de passar por tribulações e dificuldades é Projeto de Deus e só nela a pessoa encontra meios para realizar-se plenamente. As famílias que tem vida de oração e faz da palavra divina o alimento da caminhada, encontram força para vencer o mal e tornam-se verdadeiros canais de graça para a sociedade. Que pais e filhos vivam guiados pelo Espirito Santo, busquem sempre estarem unidos a Cristo que com certeza terão vida plena, alegria e paz, e os lares se tornarão um pequeno céu aqui na terra.

Conheça mais sobre este trabalho no site do ECC. 

Confira algumas imagens de congressos da ECC no Brasil: 

6 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...