Por Redação A12 Em Igreja

Escola para formadores de seminaristas inicia em janeiro

Formadores de seminários e institutos voltados para o acompanhamento de vocacionados de todo o Brasil contarão, a partir de janeiro, com a Escola Nacional de Formadores 'Jesus Bom Pastor'. A iniciativa promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB) será realizada a partir de quatro polos educacionais. 

"A Escola proporcionará aos formadores dos seminários e institutos de formação atualização nos conteúdos teológicos, metodológicos e pastorais, por meio de ambiente no qual seja possível cultivar a espiritualidade e a fraternidade sacerdotais. A capacitação para o acompanhamento, o discernimento e a formação presbiteral seguirão as orientações das Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil", destaca nota da CNBB. 

padres_geral

Segundo o arcebispo de Porto Alegre e presidente da Comissão, dom Jaime Spengler, a proposta nasceu de um desejo manifestado pelos bispos de todo o país durante a Assembleia Geral, em abril desse ano. 

"A CNBB, por meio da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, acompanhará o desenvolvimento das atividades da Escola. Cremos que, funcionando nestas quatro unidades situadas em distintas regiões do país, favorecerão a participação de formadores das várias Igrejas Particulares, além de diminuir custos", explica dom Jaime.

O curso da Escola Nacional de Formadores destina-se a presbíteros indicados pelo bispo, que já exerçam ou exercerão a missão de formadores. A metodologia de trabalho contemplará, de acordo com a proposta da Comissão da CNBB, estudo, convivência, pesquisa, oração, troca de experiências, retiros, espiritualidade e análise de casos complexos.

O curso será oferecido em módulos presenciais, realizados nos períodos de férias ou recesso de janeiro e julho, e de ensino à distância para a pesquisa e estudo de alguns temas. 

Confira as quatro unidades onde os interessados poderão buscar esse curso: 

Fortaleza (CE)

A Faculdade Católica de Fortaleza oferecerá 45 vagas. Para que o curso tenha seu início são necessárias, no mínimo, 25 inscrições. Informações pelo telefone: (85) 3453-2150 e 3453-2155, ou pelo e-mail catolicafort@fortalnet.com.br ou catolicafort@gmail.com

Belo Horizonte (MG)

O Instituto Santo Tomás de Aquino, está apto a receber alunos em janeiro de 2016, com a quantidade mínima de 25 alunos. A inscrição deverá ser feita pelo site www.ista.edu.br. Mais informações pelo telefone: (31) 3419-2811 ou 3419-2820 e e-mail posgrad@ista.edu.br

Taubaté (SP)

A unidade de Taubaté, que iniciou o primeiro módulo em janeiro deste ano e realizou o segundo em julho, estará oferecendo 10 vagas para quem desejar iniciar o terceiro módulo, em janeiro de 2016. Os módulos um e dois poderão ser realizados posteriormente. Informações: (12) 3625-8080, e-mail: formadores@dehoniana.edu.br

Londrina (PR)

A Escola de Vida Sacerdotal Paulo VI só abrirá o curso em 2017. Orientações pelo telefone: (43) 3342-0144. 

Outras informações diretamente com a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB pelo e-mail svm@cnbb.org.br.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...