Por Redação A12 Em Igreja

Estudo mapeia vocações no Rio de Janeiro

Um estudo realizado pelo Grupo Vocacional do Vicariato Suburbano da Arquidiocese do Rio de Janeiro divulgou recentemente dados sobre os vocacionados no ano de 2014. A pesquisa “Vocações Sacerdotais” atingiu seminários e institutos arquidiocesanos e teve como proposta fazer um levantamento estatístico para incentivar ações de acompanhamento vocacional para o próximo ano.

Foto de: reprodução. 

vocacao

O mapeamento comprovou
que há menos de uma vocação
por paróquia na arquidiocese.

A pesquisa se baseou na necessidade de melhorar o trabalho de acompanhamento e discernimento dos vocacionados à vida sacerdotal.

Cônego José Mazine Rodrigues, que coordena o grupo há 15 anos, afirmou a importância do trabalho de animação vocacional para que em 2015 “tenhamos muito mais vocacionados em nossos seminários”. O coordenador espera que a pesquisa sirva de alerta para a necessidade do cultivo das vocações nas paróquias.

O mapeamento comprovou que há menos de uma vocação por paróquia na arquidiocese. São 264 paróquias e apenas 143 vocações.

A verificação não abrangeu os religiosos. De acordo com o cônego Mazine, esse levantamento será feito no ano que vem.

A pesquisa marca os 15 anos de trabalho do Grupo Vocacional Suburbano e os 275 anos de existência do Seminário de São José.

No livreto, o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani Tempesta recorda a passagem do Evangelho de São Lucas, que fala sobre os "pescadores de homens", para valorizar o valor do trabalho do cônego. “O serviço que o Grupo Vocacional Suburbano vem prestando à nossa arquidiocese é um eloquente testemunho de que é preciso lançar as redes”, assinalou.

Dom Orani também afirmou que os dados estatísticos servem para perceber onde a rede está sendo lançada mais ou menos vezes. “Se um maior número de redes for lançado em direções ainda pouco visitadas, certamente haverá o que colher”, completou o cardeal.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...