Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Família Consolata celebra ano especial dedicado à memória do Beato Allamano

Para celebrar a memória do Beato José Allamano, a Família Consolada formada pelos Missionários e Missionárias da Consolata deram início ao 'Ano do Allamano'. A iniciativa tem como principal finalidade tornar ainda mais conhecido o carisma e a espiritualidade de seu fundador em todo o mundo. A celebração teve início no dia 16 de fevereiro de 2014 e encerra no mesmo dia e mês em 2015, quando é lembrado o dia da morte do beato. 

Foto de: reprodução. 

Beato Allamano

"Allamano é um homem, um santo,
um missionário que tem muito a nos dizer hoje!"

Irmã Melania Lessa, Missionária da Consolata.

No Brasil, a Família é formada pelos institutos masculino e feminino, chamados por Missionários e Missionárias da Consolata, pelos Leigos Missionários da Consolata e Jovens Missionários da Consolata. A Revista Missões, um veículo de informação e formação missionária da Igreja no Brasil, é editada pelos institutos. 

Em vista da celebração, várias atividades estão sendo desenvolvidas. Desde fevereiro, o ícone do Beato Allamano está peregrinando pelas comunidades, grupos e famílias onde há presença da família religiosa. Também estão sendo realizados encontros de formação sobre a pedagogia e metodologia Allamaniana, retiros e uma missão jovem em cinco paróquias de São Paulo. Para 2015, quando será encerrada a celebração, dois momentos congregam todos os ramos da família: a romaria ao Santuário Nacional de Aparecida, no dia 24 de janeiro de 2015, e o encerramento festivo do Ano do Allamano em São Manuel (SP), berço do Instituto no Brasil, no dia 16 de fevereiro de 2015. 

Irmã Melania Lessa Missionária da Consolata, em entrevista ao A12, falou sobre alguns pontos importantes da comemoração, como a divulgação da causa de canonização do Beato Allamano. “Um dos objetivos do Ano Allamaniano, de fato, é divulgar e rezar pela sua canonização. Temos certeza de que Allamano é um grande dom para a Igreja hoje, chamada com veemência à ‘Alegria de evangelizar’”, afirmou. José Allamano foi beatificado por São João Paulo II em 1990, reconhecido pelo seu trabalho na formação de seminaristas e padres, e por seu dinamismo ao fundar dois institutos missionários para atender às necessidades da Igreja. Depois da beatificação, a família religiosa aguarda o reconhecimento de um milagre. “São muitas as graças alcançadas por sua intercessão. Falta-nos apenas um milagre reconhecido, documentado”, completou irmã Melania. 

Esse dinamismo missionário de Allamano frutificou no grande número de missionários e missionárias no mundo. Atualmente, os dois institutos marcam presença em mais de 20 países. Para irmã Melania, a mensagem de Allamano torna-se ainda mais oportuna na realidade atual, quando a família escolheu um ano para dedicar à sua memória. “O Ano do Allamano é um tempo de graça e de ‘reavivamento, aprofundamento e interiorização do nosso Fundador, o Bem-Aventurado José Allamano, e do dom carismático que lhe foi confiado, em vista do caminho para a sua canonização’. Allamano é um homem, um santo, um missionário que tem muito a nos dizer hoje!”. 

 

“O Ano do Allamano é um tempo de graça e de 'reavivamento, aprofundamento e interiorização do nosso Fundador, o Bem-Aventurado José Allamano, e do dom carismático que lhe foi confiado, em vista do caminho para a sua canonização'". 

Ao falar sobre a mensagem de Allamano ao mundo, irma Melania recorda uma expressão que o fundador utilizou em uma conferência para as missionárias. “O Espírito Santo fala com sussurros, assim também vocês devem sussurrar para que possam ser ouvidos pelos mais distantes”. Essa fala para a missionária “descreve o perfil humano e espiritual do Allamano” e demonstra seu desejo em atingir todos as pessoas que necessitam da mensagem salvífica de Jesus. “Agradecido e maravilhado pelo dom da fé, pelo dom da vocação sacerdotal/missionária, pela presença terna de Nossa Senhora Consolata e sempre com os olhos fixos em Jesus Cristo, não consegue conceber que alguém não faça a mesma experiência… Eis porque inicia nossa família Consolata! Os mais distantes, os que não conhecem Jesus Cristo e a Boa Notícia do Reino são nossos privilegiados. Tudo isso ressoa no coração da família Consolata chamada a ser profundamente humana e santa em grau superlativo, para ser missionária. Profundamente consolada para poder consolar”. 

José Allamano nasceu nasceu no dia 21 de janeiro de 1851, em Castelnuovo D'Asti, ao norte da Itália, foi ordenado padre em 1873 e dedicou a maior parte de sua vida ao Santuário de Nossa Senhora da Consolata, em Turim, também na Itália. De sua profunda devoção e amor à Senhora da Consolação, Allamano nomeou os institutos que fundou em sua homenagem. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...