Por Redação A12 Em Brasil

Feriado prolongado: situação é dramática em bancos de sangue do país

Foto de: reprodução

Banco de sangue Sergipe

Durante o feriado, o consumo de sangue aumenta
em até 50% em decorrência de brigas e acidentes.

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) suspendeu a liberação de sangue para cirurgias eletivas, aquelas que podem ser transferidas para outras datas, sem prejuízo ao paciente. A medida foi adotada porque a unidade encontra-se com apenas 35% do estoque mínimo necessário, situação que é classificada como “dramática” pela diretora da unidade, Verônica Guedes.

Com a aproximação do feriado prolongado da Semana Santa, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) também necessita que o estoque de sangue esteja equilibrado para o atendimento transfusional da rede hospitalar, que em períodos festivos aumenta em 20%. Para que o estoque não fique abaixo do regular, o serviço precisa em média, 120 doações por dia.

Como a situação é semelhante em diversos centros de captação do país, as campanhas de doação foram intensificadas nos dias que antecedem o próximo feriado prolongado, que tem início na Sexta-feira da Paixão (18) e segue até 21 de abril, feriado nacional de Tiradentes. Confira os horários em alguns pontos de doação:

- Hemocentro de Alagoas (Trapiche): plantão será feito nesta quinta-feira (17), das 7h da manhã às 6h da tarde.

- Hemonúcleo de Taubaté, no interior de São Paulo : o atendimento a doadores será estendido amanhã (17) e retorna na segunda, com expediente das 8h às 12h00.

- Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose): atenderá amanhã das 7h30 às 17h00, sábado das 8h às 12h, e na segunda (21) das 8h às 12h.

[Clique aqui para obter informações de todos os Hemocentros do Brasil]

Foto de: reprodução

doador_de_sangue

É indispensável que o candidato à doação
compareça bem alimentado.

Critérios para Doação – Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...