Por Redação A12 Em Igreja

Fiéis celebram padroeira da arquidiocese e da capital de Belém

Em Belém (PA), os fiéis celebram nesta segunda-feira (1º) a festa de sua padroeira arquidiocesana e também da capital paraense. A festividade que iniciou no último dia 24, termina com uma procissão luminosa e missa às 19h, na Catedral Metropolitana de Belém, situada no Centro Histórico da capital.

Catedral Nossa Senhora do Belém do Pará

A celebração deste ano teve por tema ‘Maria, amparo na fé’ escolhido pelo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira, em visita a Roma para a canonização dos papas. “Por inspiração do Espírito Santo, quando estava em Roma para a canonização de João Paulo II e João XIII, o nosso Arcebispo Dom Alberto escolheu os temas para o próximo três anos de Festividade de Santa Maria de Belém, dando continuidade ao Ano da Fé”, contou o pároco da Sé, Padre José Gonçalo Vieira.

Padre Vieira citou ainda uma frase do Papa Francisco para enfatizar a reflexão que quis promover o tema deste ano, ao falar sobre a obediência de Maria ao projeto de Deus. “Disse o Papa Francisco: a Fé de Maria é o cumprimento da Fé, que espera a redenção, e, neste sentido, é o modelo de fé na Igreja, que tem como centro Cristo, encarnação do amor íntimo de Jesus”, parafraseou.

Durante os festejos, a imagem da padroeira percorreu diversas igrejas e órgãos públicos da capital. Nesta segunda, a festa teve pela manhã uma celebração às 9h, e no período da tarde, os fiéis se concentram às 19h, para a procissão luminosa e a missa solene de encerramento.

Em todo o Brasil, é conhecida a devoção dos belenenses a Nossa Senhora de Nazaré e o Círio de Nazaré, mas os fiéis deste estado nutrem também um grande amor à padroeira que originou o nome da capital e da arquidiocese.

Nossa Senhora do Belém , padroeira de Belém do ParáA Padroeira

A história da devoção a Nossa Senhora de Belém se confunde com a própria história da cidade de Belém. Com a chegada da expedição portuguesa à região, o capitão português Caldeira Castelo Branco fundou a freguesia de Santa Maria de Belém do Grão Pará, em 1616. Os Papas, quando criaram a diocese e elevaram-na a Arquidiocese, deram também como padroeira Santa Maria de Belém conservando o nome da cidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...