Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Focolares: Maria Voce e padre Giancarlo Faletti visitam Santuário Nacional

Cumprindo um extenso programa em sua primeira viagem ao Brasil, a italiana Maria Voce, presidente do Movimento dos Focolares, e padre Giancarlo Faletti, co-presidente do Movimento, visitaram o Santuário Nacional na manhã desta terça-feira (15). Desde o dia 22 de março, Maria e padre Giancarlo estão visitando o país para conhecer as comunidades brasileiras que vivenciam a 'espiritualidade da unidade' deixada pela fundadora, Chiara Lubich. Maria Voce é a primeira sucessora do Movimento dos Focolares depois da morte da fundadora, em 2008.

terca_feira_santa_com_presenca_de_maria_voce_foto_tatiana_bettoni_27

A visita à Casa da Mãe Aparecida começou na missa das 9h, no Altar Central, e seguiu com a entrevista concedida a diversos veículos da região. De modo todo especial, a presidente referiu-se a sua primeira visita ao Santuário Nacional como uma oportunidade para honrar a Mãe de Jesus.

Foto de: A12.com

terca_feira_santa_com_presenca_de_maria_voce_foto_tatiana_bettoni_28

Na sacristia, antes da coletiva de imprensa, a presidente recebeu o agradecimento do arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno, e posou com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Durante a entrevista, demonstrou muita atenção às perguntas dos jornalistas e frisou sempre o caráter de sua visita ao Brasil como um momento para encontrar e encorajar os membros das diversas comunidades.

“Estou muito satisfeita por tudo que encontrei aqui no Brasil”, disse a um dos jornalistas, destacando o que viu nas comunidades brasileiras.

Sobre a religiosidade do povo brasileiro, a presidente disse que teve uma “impressão muito forte”, destacando em especial a ligação com a Mãe de Jesus. “Vi manifestações como, por exemplo, no Círio de Nazaré e aqui neste Santuário, dessa presença de Maria muito forte. Nesse sentido, penso que o Brasil e o povo brasileiro podem dar uma grande contribuição para o mundo inteiro da expressão dessa fé”.

Ao A12, Maria Voce analisou a visita às comunidades brasileiras de forma muito positiva. “Posso dizer que parto daqui muito contente, porque eu vi um movimento muito florescido e cheio de vida, que realmente está contribuindo para a vida eclesial e social no Brasil”.

O Movimento dos Focolares determina em seu estatuto que a presidente será sempre uma mulher. Ao falar sobre a mulher brasileira, Maria Voce avaliou que sua presença na sociedade anda a passos lentos, mas avança porque se destaca, antes pelas qualidades que a identificam em sua feminilidade, e não por grandes “poderes”.

“Eu vi mulheres brasileiras muito bravas, muito fortes, vi diretoras de escolas, pessoas empenhadas na política, mulheres que trabalham em empresas, mulheres donas de empresas, e vi que são muito capazes. Por outro lado, vejo que o progresso da mulher depende da própria mulher, daquilo que ela consegue para abrir caminhos. É algo que vai devagar, mas avança. Porque a mulher demonstra o seu talento e as suas qualidades, e não são talentos de grandes poderes, mas de capacidades de organização, capacidade de escutar os outros, de entender e, portanto, penso que vai muito bem a mulher na sociedade”.

Acompanhando a visita, Allan Magalhães, membro do Conselho da Região Sudeste, falou sobre sua impressão da visita da presidência do movimento ao Brasil.

"A caraterística do movimento é essa integração no mundo todo. Nós estamos em 182 nações. [Maria Voce] já visitou praticamente todas as comunidades no mundo e nos dá essa confirmação de que nós caminhamos juntos, como um único corpo, como Chiara gostava de dizer, como uma rede que envolve todo mundo, que abraça, e como o Papa também lembrou, que a Igreja deveria ser esse cobertor que aquece a humanidade. Então a vinda dela nos traz essa dimensão do todo, da participação de um corpo maior”.

 

Veja a entrevista concedida ao Programa Bem-Vindo Romeiro da TV Aparecida:  

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...