Por Valquíria Vieira Em Igreja

Formadores de seminários discutem desafios da formação de novos padres

Mais de 200 padres de todas as regiões do Brasil estão reunidos em Aparecida (SP) para o Encontro Nacional para Formadores da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Trabalhando a dimensão espiritual, os formadores trocam experiências e recebem uma formação para a continuidade dos trabalhos na realidade dos seminários.

Encontro de Formadores OSIB CNBB_foto: Portal A12

Um dos assessores do encontro é o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (SP), Dom José Roberto Fortes Palau, referencial da OSIB Nacional e falou que na atualidade um dos grandes desafios dos formadores nos seminários é o trabalho com os jovens que chegam para serem padres.

“Hoje nós enfrentamos o esfacelamento das famílias, então muitos jovens vêm de uma família com dificuldades; com problemas, não generalizando, mas hoje não acontece na maioria dos casos a educação dos fundamentos da fé nas famílias, muitos deles chegam e não sabe o básico da fé, então tudo isso tem que ser trabalhado durante o tempo de formação, é um tempo longo de formação, mas necessário.”, colocou.

 

"... formar um padre não é como uma produção em série, a formação sacerdotal é como o trabalho de um joalheiro ele vai esculpindo uma joia então demanda tempo".

Dom José explica que os documentos da Igreja pedem que a formação dos pastores seja segundo o coração de Cristo e por isso é um processo longo e criterioso.

“A formação é gradual, acumulativa, você vai crescendo e vai acumulando conhecimento, experiências em vistas da maturidade que isso que nós queremos para nossos padres, que sejam bons pastores [...] formar um padre não é como uma produção em série, a formação sacerdotal é como o trabalho de um joalheiro ele vai esculpindo uma joia então demanda tempo”, comparou.

Ratio Fundamentalis é o documento da Congregação para o Clero da Santa Sé que está sendo estudado durante o encontro, segundo Dom José Roberto no Brasil já foi feita as diretrizes para a formação dos sacerdotes em um documento da CNBB e já está bem próximo daquilo que a Ratio Fundamentalis pede, em 2018 a Assembleia Geral da CNBB deve abordar esse documento para adequação das diretrizes.

O encontro da OSIB trabalha as dimensões das diretrizes da formação para os padres no Brasil, são quatro dimensões: intelectual, espiritual, humano afetivo e pastoral.

Esse ano o curso para formadores está trabalhando a dimensão espiritual, em 2018 esse encontro deve acontecer no Rio de Janeiro (RJ) e vai trabalhar a dimensão intelectual.

:: OSIB realiza Encontro Nacional em Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...