Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Fórum reunirá gestores de instituições católicas de ensino superior

A Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) do Brasil por meio de sua Câmara de Ensino Superior, e em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) realiza nos dias 8 e 9 de maio o 5º Fórum das Instituições de Ensino Superior (IES) Católicas do Brasil. O evento tem como objetivo reunir dirigentes das IES católicas de todo o País, dentre eles reitores, pró-reitores, diretores e assessores para discutir a qualidade institucional.

Foto de: ANEC/arquivo

Encerramento IV Fórum das IES católicas

Dirigentes e participantes da quarta edição, em 2013. 

De acordo com o secretário executivo da ANEC, professor Daniel Torres de Cerqueira, o encontro pretende propor com o tema ‘Construindo a Qualidade nas IES Católicas’, a discussão dos diversos conceitos relacionados com o padrão de qualidade para “descobrir os diferentes ritmos e estratégias numa perspectiva de gestão nas IES católicas”.

“Durante o evento, serão trabalhados conceitos como excelência e inovação, compromisso social e sustentabilidade, elevação da qualidade e avaliação, modernização com o alinhamento de ações administrativas e pedagógicas, aspectos legais e operacionais da avaliação institucional, internacionalização e pesquisa”, assinala o secretário.

Cerqueira destacou ainda que nesta edição o evento contará com a apresentação da King University, instituição canadense, e com isso espera “aumentar a participação e intercâmbio com as IES Católicas internacionais”.

O secretário adiantou que as discussões e reflexões levantadas pelo evento serão publicadas em livro para favorecer "o intercâmbio e a qualidade dos cases apresentados". 

O evento terá como palestrantes, Frei Gilberto Gonçalves Garcia, presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) e Irmão Clemente Ivo Juliatto, reitor da PUC do Paraná.

Em entrevista ao A12, professor Daniel Cerqueira falou sobre o desafio da Nova Evangelização para as instituições católicas e fez uma análise sobre o trabalho desenvolvido pela ANEC ao longo das últimas cinco edições do evento. 

 

"As IES, por excelência, são espaços onde as diferenças se encontram, se interagem e reformulam novos olhares". 

A12 – Como o senhor analisa o desafio da Nova Evangelização para as IES católicas na atualidade?
Daniel Cerqueira – A Nova Evangelização requer de cada um de nós, de modo pessoal e comunitário, a abertura para o diálogo com o diferente. As IES, por excelência, são espaços onde as diferenças se encontram, se interagem e reformulam novos olhares. Como ser presença eclesial neste contexto tal plural, tão marcado por perguntas, pela reflexão e busca de sentido? Sendo presença que caminha com todos, atenta para a escuta dos sinais das sementes do Verbo no âmbito universitário, conhecedora da necessidade de formar cristãos conscientes e bem preparados no plano cultura e intelectual, capazes de discernir e encontrar os caminhos de realização da pessoa e da construção do bem comum, como destaca o Estudo 102/CNBB. 

A12 – O evento está na quinta edição, como o senhor analisa o processo desenvolvido pela ANEC ao longo desses eventos?
Daniel Cerqueira –
A cada edição surge novidades, a qualidade é um tema sempre em construção, buscamos caminhar com os acontecimentos do momento e através de cases, trocando nossas experiências e casos de sucesso. Somos por volta de 120 IES em todo o Brasil, temos um campo diversificado e rico à ser analisado. Nessa quinta edição teremos um momento de homenagens aos ex-reitores membros da Diretoria e Conselho da ANEC, após anos de encontro, surgiu a necessidade de prestar uma singela homenagem dada a importância de sua dedicação à educação Católica. Espera-se nessa edição um recorde de público, por se tratar de um local central, São Paulo, e por ser um ano movimentado nas políticas públicas e com mudanças no cenário politico. O evento se fortalece no Ensino Superior, nesse ano, o Fórum será transformado em livro, favorecendo o intercâmbio e a qualidade dos cases apresentados. 

O 5º Fórum das Instituições de Ensino Superior (IES) Católicas será realizado no Campus Ipiranga, da PUC-SP. Informações pelo telefone: (61) 3533-5054 ou ainda pelo e-mail: ensinosuperior@anec.org.br.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...