Por Redação A12 Em Mundo

Há 25 anos era criado o primeiro site

O mês de agosto marca os 25 anos da criação do primeiro site na internet.  Em 1991, com o advento do World Wide Web, teve início a era do compartilhamento em massa das informações.

Passados 25 anos, hoje existem mais de 1 bilhão de sites, abrangendo todas as áreas de interesse e do conhecimento humano, do ensino à saúde, da política à religião, do trabalho à economia, condicionando, entre limites e potencialidades, a vida cotidiana de bilhões de pessoas em todo o mundo.

primeiro_site

O primeiro site colocado na rede pelo CERN, um Centro de Pesquisas de Genebra, possuía apenas hipertextos e páginas relacionadas entre si por meio de um link. O que representou um dos primeiros passos da revolução digital.

Neste endereço é possível ver a aparência do primeiro site: https://goo.gl/ZGCAf. 

Da Arpanet à www

Este histórico evento foi precedido, em 1969, pela implementação de uma rede de computadores, a Arpanet, criada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos com fins militares. Mas foi somente em 1991, com o advento do World Wide Web, que nasceu o triplo "W". 

Um bilhão de sites

Quatro anos depois da primeira página na internet surgiram 25 mil novos sites. Mas somente quatro anos mais tarde, em 1999, foi superada a cifra de 1 milhão. Em 2014, por sua vez, foi superado o número de 1 bilhão de sites. 

A revolução da internet modificou o comportamento das pessoas e a relação entre o mercado e a sociedade. Para o professor Paolo Peverini, docente de Semiótica da Comunicação, essa transformação inseriu as pessoas em uma outra dimensão, a online. 

"O mundo mudou muitíssimo, assim como o significado que nós mesmos atribuímos à palavra 'internet'. As mudanças são decisivamente impressionantes. Hoje a internet faz parte da vida cotidiana de um número enorme de pessoas e a Web é de tal forma penetrante, que para muitas pessoas é muito complicado distinguir a dimensão 'online', o estar conectados, daquela 'offline', em não estar", frisou em entrevista à Rádio Vaticano. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...