Por Redação A12 Em Igreja

Há 36 anos, dom Aloísio Lorscheider inaugurava Catedral de Fortaleza

Há 36 anos, o cardeal arcebispo de Aparecida dom Aloísio Lorscheider inaugurava a Catedral Metropolitana de Fortaleza. A celebração de dedicação da Sede Espiscopal aconteceu apenas 40 anos depois do lançamento de sua pedra fundamental, em 1939. A primeira Sede Episcopal foi inaugurada em 1854 e permaneceu em uso até a sua demolição em 11 de setembro de 1938. 

Localizado na Praça Pedro II, no centro de Fortaleza, o templo foi construído em estilo gótico romano ou romano moderado, e destaca-se por seu tamanho, beleza e simplicidade arquitetônica. A igreja símbolo da arquidiocese pode acolher até 5 mil pessoas. 

Catedral Fortaleza

Belas particularidades da Catedral são desconhecidas até mesmo pelo povo cearense. Algumas delas estão localizadas na cripta que fica em seu subsolo, como é o caso da Capela dos Santos Adolescentes, que homenageia em seis altares santos que morreram na adolescência: Tarcíso, Domingos Sávio, Pancrácio, Luzia, Inês e Goretti e em seu altar central, a imagem de Jesus adolescente, de braços abertos. Na cripta também está localizada a Capela do Cristo Ressuscitado onde estão sepultados alguns bispos.

Em seu interior, a Catedral abriga ainda, à esquerda da nave central, uma capela em honra a São José, padroeiro do Estado do Ceará e da Catedral de Fortaleza, e à direita a Capela Nossa Senhora da Assunção, em honra à excelsa padroeira de Fortaleza. À esquerda do presbitério do templo encontra-se a Capela do Santíssimo Sacramento. No centro do presbitério, está o altar-mor trazido de Verona, na Itália, presente de um amigo de Dom Delgado, ex-arcebispo de Fortaleza.

Aniversário será comemorado com a ordenação de 11 diáconos

Nesta segunda, 22, como parte dos festejos à dedicação da Catedral Metropolitana de Fortaleza, será celebrada  às 18h30 a ordenação presbiteral de 11 diáconos. Entres os jovens diáconos, quatro são diocesanos,  um pertence à Ordem de São Bento, dois do Instituto Nova Jerusalém e quatro da Comunidade Católica Shalom.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...