Por Redação A12 Em Brasil

I Seminário Internacional Carajás 30 anos será realizado em maio

Carajas

Com o tema ‘Resistências e mobilizações frente a projetos de desenvolvimento na Amazônia’, acontece, entre os dias 5 e 9 de maio, o I Seminário Internacional Carajás 30 anos.

O objetivo é de avaliar criticamente os 30 anos do Programa Grande Carajás.

A iniciativa é do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Pará.

A programação do evento contará com apresentações orais e pôsteres, mesas redondas e grupos de trabalhos (GTs), que têm como público alvo professores, pesquisadores, estudantes universitários, lideranças comunitárias e membros de povos indígenas e populações tradicionais.

Segundo um dos coordenadores do evento, Horácio Antunes de Santana Junior, existem, na Amazônia Oriental, várias resistências e mobilizações de diferentes grupos sociais contra o Programa Grande Carajás.

“Nós temos, em toda região da Amazônia Oriental, vários tipos de resistências, desde povos indígenas, grupos camponeses, grupos quilombolas e populações extrativistas, que lutam pela garantia de direitos territoriais e por um projeto de desenvolvimento territorial, que não acabe com os seus modos de vida”, contou. O coordenador do evento ainda contou que uma das intenções desse seminário é fazer um levantamento e um inventário dessas formas de resistência.

A reserva mineral de Carajás foi descoberta em 1962 e o Programa Grande Carajás foi instituído pelo governo da ditadura, em 1980, que existiu oficialmente até 1991.

Mas ele continua tendo desdobramentos e interferindo muito fortemente na organização social, na economia e no modo de vida dos povos e comunidades locais da Amazônia Oriental, por ser uma região rica em ferro de alto teor, ouro, estanho, bauxita, manganês, níquel, cobre e minérios raros.

A vida útil do tamanho da reserva do Grande Carajás é estimada em cerca de 500 anos. Mais informações podem ser obtidas no site de evento

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...