Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Igreja e Comunicação: Evangelizar é preciso

A Igreja católica utiliza cada vez mais os meios de comunicação social para anunciar o Evangelho e os acolhe como "dons de Deus, na medida em que criam laços de solidariedade, de justiça e de fraternidade entre os homens". (Diretório de Comunicação, CNBB)

comunicacao

A Igreja entende que "seria impossível cumprir o mandato de Cristo sem utilizar esses meios que permitem levar a mensagem a um número superior de homens", por isso, procura conquistar e reafirmar cada vez mais a sua presença, consolidando seus espaços na televisão, no rádio, no jornal impresso ou ampliando sua atuação na internet. (Diretório de Comunicação, CNBB)

Na atualidade, percebe-se que a linguagem constitui um dos maiores desafios para a Igreja comunicar sua mensagem com eficácia. A busca por uma linguagem cada vez mais próxima do seu interlocutor passa pela tradução do conteúdo da fé numa linguagem própria para a cultura atual.

A presidente da Signis Brasil, Irmã Helena Corazza, acredita que a renovação da linguagem ocorre a partir da mudança de mentalidade daqueles que produzem a informação "pela tomada de consciência dos comunicadores e comunicadoras, produtores, de que existem novas linguagens que permeiam a comunicação cotidiana". Para Irmã Helena "é preciso colocar-se do lado do nosso interlocutor para saber se somos entendidos com nossa linguagem de comunicadores". Essa mudança, segundo a religiosa, pode ocorrer ainda "nos modos de comunicar os conteúdos de acordo com a sensibilidade e compreensão das pessoas". 

Missão do comunicador católico

Diante desse grande desafio de comunicar a boa notícia, o comunicador católico deve primeiro testemunhar pela sua vida, a exemplo das primeiras comunidades. "Os primeiros cristãos, animados pela força inspiradora da Palavra e do amor fraterno, tornaram-se verdadeiros comunicadores do projeto de Jesus Cristo". Essa indicação pode ser constatada também no significado da própria palavra comunicação que "provém do latim com-munus, aquilo que é compartilhado, ou seja, um dom pessoal ofertado a outro ou um dever de todos para com todos". (Diretório de Comunicação, CNBB)

Segundo Irmã Helena, para a mensagem ser eficaz ela precisa ser acompanhada do testemunho pessoal, comunitário e institucional. "A sociedade, sobretudo laica, quer ver ações que revelem algo novo e que seja resposta para a sociedade". A religiosa finaliza indicando o exemplo do Papa Francisco como "modelo de comunicador onde a palavra é acompanhada pela ação". 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...