Por Redação A12 Em Igreja

Imposição do Pálio a Dom Peruzzo acontece no próximo dia 9 de outubro em Curitiba (PA)

No próximo dia 9 de outubro, acontece na Arquidiocese de Curitiba (PA), a Solenidade de Imposição do Pálio Pastoral a Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo da cidade. A imposição será feita pelo núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello.

Dom José Antônio PeruzzoEsta será a primeira Imposição do Pálio no Brasil, após a mudança do Papa. A partir de agora, a pedido do papa Francisco, a imposição do pálio será realizada nas dioceses de origem e pela mão dos núncios apostólicos locais.

A celebração em Curitiba será realizada na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (Rua: Barão do Serro Azul, 31 – Centro), às 19h.

No dia 29 de junho, Dom José Antônio Peruzzo recebeu o pálio das mãos do papa Francisco, na tradicional missa presidida pelo pontífice na Basílica Vaticana, por ocasião da solenidade dos santos Pedro e Paulo. Dom Peruzzo era o único brasileiro entre os 46 arcebispos.

O Pálio
palio_arcebispos
O pálio é símbolo do serviço e da promoção da comunhão na própria Província Eclesiástica e na sua comunhão com a Sé Apostólica. Nos primeiros séculos do Cristianismo, seu uso era exclusivo dos papas. A partir do século VI, passou a ser usado também pelos arcebispos metropolitanos, tradição que perdura até hoje.

O pálio é elaborado com lã branca, possui cerca de 5 centímetros de largura e dois apêndices, um na frente e outro nas costas. Possui também seis cruzes bordadas em lã preta. É confeccionado pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma, utilizando a lã de dois cordeiros que são oferecidos ao papa no dia 21 de janeiro de cada ano, na Solenidade de Santa Inês.

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...